O chamado feito por Jesus aos setenta e dois
discípulos, representando cada grupo de seis uma das doze tribos do Israel de
Deus, tem lugar depois do chamamento dos Doze. Ambas as missões queridas por
Jesus são subsidiárias e preparatórias da sua passagem pessoal. A preparação
para a missão consiste na pertença à comunidade dos discípulos de Jesus no
sentido mais lato do termo, inclusive entre os não-judeus; é a própria pessoa
de Jesus que surge como Palavra de Deus.
Na comunidade original dos seus discípulos, o
próprio Jesus começa a explicar as Escrituras como um evangelho, visto ser
essencial a função de uma leitura das Escrituras, explicada e entendida, na
comunidade dos discípulos de Cristo.
Ao confiar aos discípulos a missão de anunciar o
Reino de Deus, Jesus também ensina as modalidades da própria missão: a
valorização da hospitalidade, mas também a urgência e a prioridade absoluta da
missão em relação à cultura da época. É um anúncio de paz, reforçado por gestos
a favor tanto dos evangelizadores como dos evangelizados e que tem por objeto a
proximidade do Reino de Deus: a chegada do Senhor Jesus e a sua passagem.
Foi assim, então, no mundo da Palestina, e é
sempre assim em qualquer parte do mundo e em qualquer época. As instruções de
Jesus sobre as atitudes dos discípulos em caso de recusa de hospitalidade ou de
rejeição do anúncio do Reino de Deus estão marcadas pela prioridade da missão.
Jesus pretende tranquilizar os seus missionários sobre o fato de que a rejeição
que possam sofrer já não lhes diz respeito, está completamente nas mãos do
Senhor. Até a rejeição e a perseguição de Jesus e por Jesus podem tornar-se
oportunidades de configuração dos discípulos missionários com a Páscoa do seu Mestre.
Aos discípulos missionários é pedido que ardam
com a mesma paixão e com o mesmo amor pelo mundo, a fim de que todos sejam
salvos, partindo em busca dos homens e das mulheres de cada geração, de cada
lugar e cidade, para que a ninguém falte quem lhe anuncie o evangelho da salvação.
Hoje celebramos:
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