São João Cassiano nasceu aproximadamente no
ano de 360 possivelmente no Império Romano do Leste, na Cítia
Menor (atualmente Romênia). Ainda jovem ingressou no mosteiro de
Belém, na Palestina. Depois ele viajou pelo Egito visitando vários
mosteiros. No mosteiro de Constantinopla foi consagrado diácono por São João
Crisóstomo, o Patriarca de Constantinopla, de quem se tornou amigo. Quando
Crisóstomo foi exilado, no ano de 404, João Cassiano foi enviado a Roma
para pleitear sua causa diante do Papa Inocêncio I.
Posteriormente, Cassiano fundou seu próprio
mosteiro, no ano 410, no estilo egípcio perto de Marselha, na França. Conhecido
como Abadia de São Vítor, que foi um dos primeiros mosteiros masculinos, e o de
São Salvador, feminino, ambos servindo de modelo para o desenvolvimento do
período monástico ocidental. Ele é considerado o fundador do monasticismo
ocidental.
João Cassiano morreu no ano de 435, seus
restos mortais estão na Abadia do Mosteiro de São Vítor em Marselha, na França.
Mestre por excelência dos caminhos ascéticos
e místicos, oferece em sua doutrina um manancial que jorra para a vida eterna.
No Egito (380-400), Cassiano e Germano visitam cenobitas e anacoretas. Suas
conversas com um determinado "ancião" são colocadas por escrito, em
forma de diálogo, denominadas Conferências. Escritas em latim fluente, contribuíram
para a propagação do monaquismo cristão no Ocidente. Os grandes fundadores, São
Bento, São Domingos, São Bernardo, Santa Teresa de Ávila, inspiraram-se em seus
escritos e recomendaram sua leitura.
Cassiano não passou à história como fundador
de mosteiros, nem como reformador, nem como modelo de monges - ninguém escreveu
sua biografia - mas sim como autor da única obra sistemática praticamente
completa sobre a teoria monástica que os séculos IV e VI nos deixaram. Com seu
talento para escrever e com sua experiência do monaquismo oriental, tendo
convivido com grandes homens como Evágrio, João Crisóstomo e os Padres do
deserto, Cassiano foi o monge-escritor talhado para empreender uma obra de
fundamental importância para os monges ocidentais, ou seja, dar-lhes a conhecer
por uma exposição sistemática, clara e precisa o que os monges orientais
entendiam por vida monástica, os seus fins e sua doutrina espiritual.
Sua obra escrita por volta de 420-424.
Alguns pensamentos de
São João Cassiano:
Com nossos haveres, fruto de nosso suor e de nosso
trabalho, devemos ajudar aos necessitados.
Cada dia e a todas as horas nos é absolutamente
necessário o auxílio da graça.
Quem se abandona à inveja demonstra sua pequenez.
Nada mais familiar e mais íntimo para mim que meu próprio
coração. Porém não há nenhum inimigo maior que ele.
É preciso persuadir-se de que às vezes é mais forte quem
sabe submeter sua vontade a de seu irmão que o que defende a superioridade de
seu próprio parecer.
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