Um dos Doutores da Igreja, nascido em torno do ano 315,
em Jerusalém ou perto dela, Cirilo recebeu uma ótima formação literária, que se
converteu no fundamento de sua cultura eclesiástica, centrada no estudo da
Bíblia.
Ordenado presbítero pelo
bispo Máximo, quando este morreu ou foi deposto, no ano 348, foi ordenado bispo
por Acácio, influente metropolitano de Cesaréia da Palestina, filo-ariano,
convencido de que era seu aliado. Por este motivo, deu-se a suspeita de que
havia alcançado a nomeação episcopal após ter feito concessões ao arianismo.
Na realidade, rapidamente,
Cirilo enfrentou Acácio não só no campo doutrinal, mas também no da jurisdição,
pois Cirilo reivindicava a autonomia de sua própria sede com relação à do
metropolitano de Cesaréia.
Em cerca de vinte anos,
Cirilo experimentou três exílios: o primeiro, no ano 357, após ter sido deposto
por um Sínodo de Jerusalém; no ano 360, um segundo exílio provocado por Acácio
e, por último, um terceiro, mais longo – durou onze anos –, no ano 367, por
iniciativa do imperador filo-ariano Valente. Só em 378, depois da morte do
imperador, Cirilo pôde voltar a tomar definitivamente posse de sua sede,
restabelecendo entre os fiéis a unidade e a paz.
A favor de sua ortodoxia,
posta em dúvida por algumas fontes da época, advogam outras fontes da mesma antiguidade.
Entre elas, a mais autorizada é a carta sinodal do ano 382, depois do segundo
Concilio ecumênico de Constantinopla (381), no qual Cirilo havia participado
com um papel destacado. Nessa carta, enviada ao pontífice romano, os bispos
orientais reconhecem oficialmente a mais absoluta ortodoxia de Cirilo, a
legitimidade de sua ordenação episcopal e os méritos de seu serviço pastoral,
ao qual a morte pôs ponto final no ano de 387.
Dele conservamos 24 famosas
catequeses, que pronunciou como bispo por volta do ano 350.
O fundamento da educação na
fé cristã se desenvolvia, em parte, em chave polêmica contra os pagãos,
judeu-cristãos e adeptos do maniqueísmo. A argumentação se fundamentava na
aplicação das promessas do Antigo Testamento, com uma linguagem cheia de
imagens. A catequese era um momento importante, marcado no amplo contexto de
toda a vida, em particular a litúrgica, da comunidade cristã, em cujo seio
materno acontecia a gestação do futuro fiel, acompanhada pela oração e pelo
testemunho dos irmãos.
Em seu conjunto, as homilias
de Cirilo constituem uma catequese sistemática sobre o renascimento através do
Batismo. Ao catecúmeno, ele diz: «Caíste nas redes da Igreja (cf. Mateus 13,
47): com vida serás colhido; não fujas; é Jesus quem te jogou a isca, e não
para destinar-te a morte, mas para, entregando-te a ela, recobrar-te vivo: pois
é necessário que tu morras e ressuscites (cf. Romanos 6, 11.14)... Morre aos
pecados e vive para a justiça; fá-lo desde hoje» («Procatequese» 5).
Por último, a catequese
mistagógica constituía a reunião da educação que Cirilo ministrava aos que já
não eram catecúmenos, mas neobatizados ou neófitos durante a semana da Páscoa.
Levava-os a descobrir, nos ritos batismais da Vigília pascal, os mistérios contidos
neles e que ainda não lhes haviam sido desvelados. Iluminados por uma fé mais
profunda graças ao Batismo, os neófitos eram capazes finalmente de
compreendê-los melhor, ao ter celebrado os ritos.
Este texto explica o
mistério do Batismo: «Fostes submersos três vezes na água, levantando-vos
também três vezes. Também nisso significastes em imagem e simbolicamente a
sepultura de Cristo por três dias. Pois, assim como nosso Salvador passou três
dias e três noites no seio da terra (cf. Mateus 12, 40), também vós imitastes o
primeiro dia que Cristo passou no sepulcro ao levantar-vos da água pela
primeira vez e, com a imersão, a primeira noite, pois do mesmo modo que o que
está na noite já não vê, e o que se move no dia caminha na luz, vós, ao
submergir-vos, como na noite, deixastes de ver, mas, ao sair, fostes postos
como no dia. No mesmo momento haveis morrido e haveis nascido, e aquela água
chegou a ser para vós sepulcro e mãe... Para vós.. o tempo de morrer coincidiu
com o tempo de nascer. E um tempo único conseguiu ambas coisas, pois com vossa
morte coincidiu vosso nascimento» («Segunda Catequese Mistagógica», 4).
O mistério que é preciso
assimilar é o plano de Deus, que se realiza através das ações salvíficas de
Cristo na Igreja. Por sua vez, a dimensão mistagógica está acompanhada pela dos
símbolos que expressam a vivência espiritual que fazem «explodir».
Deste modo, a catequese de
Cirilo, em virtude dos três elementos descritos – doutrinal, moral e, por último, mistagógico – converte-se em uma catequese global no
espírito.
Trata-se, em definitivo, de
uma catequese integral que implica o corpo, a alma e o espírito e continua
sendo emblemática para a formação catequética dos cristãos de hoje.
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