A festa do batismo do Senhor faz parte das “festas
epifânicas”, isto é, das festas que celebram a manifestação do Senhor.
Todos os evangelhos descrevem a missão de Cristo a
partir do batismo no Jordão e revelam o profundo significado teológico desse
batismo. Com esse acontecimento Jesus inaugura sua vida pública.
O fato que Jesus peça o batismo de João dá a esse
rito um significado completamente novo. Jesus humilha-se, confunde-se com os
pecadores; mas ele é inocente, o santo, e como tal responde à iniciativa de Deus
com obediência perfeita: esta sua fidelidade é causa da nossa salvação.
Dos
Sermões de São Gregório de Nazianzeno, bispo
O batismo de Cristo
Cristo é
iluminado no batismo, recebemos com ele a luz; Cristo é batizado, desçamos com
ele às águas para com ele subirmos.
João batiza e Jesus se aproxima; talvez para
santificar igualmente aquele que o batiza e, sem dúvida, para sepultar nas
águas o velho Adão. Antes de nós, e por nossa causa, ele que é Espírito e carne
santificou as águas do Jordão, para assim nos iniciar nos sacramentos mediante
o Espírito e a água.
João reluta, Jesus insiste. Eu é que devo ser batizado por ti (cf.
Mt 3,14), diz a lâmpada ao Sol, a voz à Palavra, o amigo ao Esposo, diz o maior
entre todos os nascidos de mulher ao Primogênito de toda criatura, aquele que
estremecera de alegria no seio materno ao que fora adorado no seio de sua Mãe,
o que era e seria precursor ao que já tinha vindo e de novo há de vir. Eu
é que devo ser batizado por ti. Podia ainda acrescentar: e por causa
de ti. Pois sabia que ia receber o batismo de sangue ou que, como Pedro, não
lhe seriam apenas lavados os pés.
Jesus sai das
águas, elevando consigo o mundo que estava submerso, e vê abrirem-se os céus de
par em par, que Adão tinha fechado para si e sua posteridade, assim como o
paraíso lhe fora fechado por uma espada de fogo.
O Espírito, acorrendo àquele que lhe é igual, dá
testemunho da sua divindade. Vem do céu uma voz, pois também vinha do céu
aquele de quem se dava testemunho. E ao mostrar-se na forma corporal de uma
pomba, o Espírito glorifica o corpo de Cristo, já que este, por sua união com a
divindade, é o corpo de Deus. De modo semelhante, muitos séculos antes, uma
pomba anunciara o fim do dilúvio.
Veneremos hoje o batismo de
Cristo e celebremos dignamente esta festa.
Permanecei
inteiramente puros e purificai-vos sempre mais. Nada agrada tanto a Deus quanto
o arrependimento e a salvação do homem, para quem se destinam todas as suas
palavras e mistérios. Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os
outros homens. Permanecendo como luzes
perfeitas diante da grande luz, sereis inundados pelo esplendor dessa luz que
brilha no céu e iluminados com maior pureza e fulgor pela Trindade. Dela
acabastes de receber, embora não em plenitude, o único raio que procede da
única Divindade, em Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a glória e o
poder pelos séculos dos séculos. Amém.
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