quinta-feira, 16 de maio de 2019

16 de maio - O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Jo 13,16


O Evangelho de hoje nos leva à hora suprema em que Jesus se despede dos apóstolos antes da paixão. Na alegria do tempo pascal a Igreja faz meditar sobre um momento triste, de angústia: aquele no qual Jesus, que sabe o que acontecerá, se despede com o longo e bonito discurso contido nos capítulos de João, que precede as horas do Getsemani e da paixão. Nesta despedida, o Senhor faz dois gestos que são instituições: dois gestos para os discípulos e para toda a Igreja futura. Dois gestos que são, por assim dizer, o fundamento da sua doutrina: a instituição da Eucaristia e o lava-pés. Destes gestos nascem dois mandamentos: os dois mandamentos que levarão a Igreja a crescer, se formos fiéis.

Antes de tudo há o primeiro mandamento que é o do amor. E é novo pois, havia o mandamento do amor — amar o próximo como a si mesmo — mas este dá mais um passo: amar o próximo como Eu vos amei. Portanto: amor ilimitado, sem o qual a Igreja não progride nem respira. Sem o amor, ela não cresce, transforma-se numa instituição vazia, de aparências, de gestos infecundos. Com a Eucaristia, na qual Jesus oferece como alimento o seu Corpo e como bebida o seu Sangue, Ele diz como devemos amar, até ao fim.

Depois há outro gesto, o do lava-pés, em que Jesus nos ensina o serviço, como caminho do cristão. Com efeito, o cristão existe para servir, não para ser servido. E é uma regra válida para a vida inteira. Tudo está contido nela: na história, muitos homens e mulheres que a levaram a sério deixaram vestígios de uma vida verdadeiramente cristã: de amor e de serviço. Eis a herança de Jesus: “Amai-vos como Eu amei” e “servi-vos uns aos outros”. Lavai os pés uns aos outros, como Eu os lavei a vós.

Portanto, na última Ceia o Senhor deixou os dois mandamentos do amor e do serviço, e depois uma admoestação que se lê no breve trecho evangélico proposto pela liturgia do dia: Deveis amar-vos como servos, deveis servir porque sois servos. 


Papa Francisco – 26 de abril de 2018

Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário