domingo, 19 de maio de 2019

19 de maio - Santo Urbano I - Papa


Urbano I foi o 17º papa da história da Igreja Católica.
Nascido em Roma no ano 175, Urbano viveu uma época em que as perseguições aos cristãos eram intensas e rotineiras. Não havia liberdade religiosa plena e seguidamente os papas eram martirizados pelo Império Romano. Com o falecimento do Papa Calixto I em 222, Urbano foi eleito para ser seu sucessor no mesmo ano.

O papa de Urbano I é, geralmente, esquecido ou pouco comentado. De fato, sabe-se pouco sobre sua atuação como Sumo Pontífice, mas não há dúvida que tenha vivido momentos de relativa estabilidade no Império Romano. Isto porque o imperador da época era Alexandre Severo, o qual estabeleceu certa tolerância à crença monoteísta professada pelos cristãos romanos. Embora a religião do Império Romano fosse o paganismo e a perseguição e o massacre ao cristianismo fosse intenso naquela época, Alexandre Severo permitiu certa liberdade de culto e tolerou razoavelmente o convício entre as crenças.

A condição de relativa paz vivida pelos cristãos durante o papado de Urbano I, algo que não era comum naqueles tempos, foi importante para que a Igreja Católica florescesse e cultivasse algumas representações. Com alguma liberdade para administrar a Igreja, o Papa Urbano I determinou que todos os vasos sagrados fossem feitos de prata e benzeu alguns artefatos deste material para a paróquia de Roma.

Decretou também que o sacramento da Confirmação fosse ministrado, após o Batismo, pelas mãos de um bispo. Organizou a Igreja de Roma em 25 unidades eclesiásticas, as paróquias de Roma e consentiu que a Igreja adquirisse bens. Interveio nas disputas sobre o cisma de Hipólito de Roma e ordenou que o patrimônio da igreja doado pelos fiéis não pudesse ser usado, em hipótese alguma, para outros fins a não ser para o sustento dos próprios missionários.

Foi um dos grandes pontífices do início do cristianismo, caluniado e perseguido pelo prefeito Almáquio, de Roma, sob o império de Alexandre Severo, durante seus oito anos de defensor máximo da doutrina cristã, distinguiu-se pelo zelo apostólico. Foi responsável por inúmeras conversões, inclusive, de pessoas de alta classe social, dentre os quais Valeriano, esposo de Santa Cecília, convertida e martirizada, e de Tibúrcio, seu irmão. No local do martírio de Santa Cecília, em Trastevere, fez construir a Igreja onde repousam os restos da padroeira dos músicos, que primeiramente tinha sido sepultada no cemitério de Calixto. 

Apesar do rotineiro martírio dos papas nessa época, tudo indica que o final da vida de Urbano I não tenha seguido esse caminho. Seu pontificado durou oito anos e terminou com seu falecimento no ano 230, quando tinha 55 anos de idade. O sucessor do Papa Urbano I foi o Papa Ponciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário