sábado, 18 de maio de 2019

18 de maio - Afinal, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Lc 22,27


No Evangelho de hoje Jesus dá-se conta que os outros dez Apóstolos se irritam com Tiago e João, que queriam sentar-se à sua direita, demonstrando deste modo que têm a mesma mentalidade mundana. E isto oferece-lhe a inspiração para lhes dar uma lição que é válida para os cristãos de todos os tempos, inclusive para nós. É o seguinte: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas. Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos”.

É a regra do cristão. A mensagem do Mestre é clara: enquanto os grandes da Terra constroem tronos para o próprio poder, Deus escolhe tronos incômodos, a cruz, do qual reinar dando vida: “Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos”.

O caminho do serviço é o antídoto mais eficaz contra a doença da busca dos primeiros lugares; é o remédio para os carreiristas, esta busca dos primeiros lugares, que contagia muitos contextos humanos e não poupa os cristãos, o povo de Deus, nem sequer a hierarquia eclesiástica.
Portanto, como discípulos de Cristo, acolhemos este Evangelho como apelo à conversão, para testemunhar com coragem e generosidade uma Igreja que se inclina aos pés dos últimos, para os servir com amor e simplicidade. A Virgem Maria, que aderiu plena e humildemente à vontade de Deus, nos ajude a seguir com alegria Jesus no caminho do serviço, a via mestra que leva ao Céu.

Papa Francisco – 21 de outubro de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário