sábado, 4 de maio de 2019

04 de maio - Beatos 85 mártires ingleses


Mártir é aquele que, à semelhança de Cristo, testemunha a verdade. Mais ainda: testemunha a mesma verdade que é Cristo.
Antes Pilatos, Cristo disse: "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (Jo 18, 37).
Aqui estão homens diante de nós, dos quais podemos verdadeiramente dizer que eles eram "da verdade". Homens que "ouviram a voz" de Cristo: primeiro e eterno testemunho da verdade.
Os mártires ingleses, que hoje estão na presença da Igreja, confirmaram seu testemunho à verdade com o sacrifício da vida.
Eles acreditavam na cruz de Cristo até o fim.
Ao mesmo tempo, eles acreditavam no poder de sua ressurreição.

"Todos receberão a vida em Cristo "...a partir do qual "ele virá... a ressurreição dos mortos" (ICor 15, 22).

Os mártires, cuja glória hoje proclama a Igreja, deram a vida para testemunhar a verdade. Eles sofreram a morte. Sob a morte, professaram fé na vida. Nessa Vida, que foi revelada ao mundo na ressurreição de Cristo.
Assim também deram testemunho da Vida, que pela obra de Jesus Cristo é mais poderosa que a morte.
O testemunho da verdade e o testemunho da vida: este é o sentido pleno do martírio à semelhança do Cristo crucificado e ressuscitado. Seu mistério pascal revela sua face redentora na morte dos mártires, sofreram para dar testemunho da verdade.

Thomas More, que é o mais inglês dos santos, declarou no cadafalso: "Eu morro como um bom servo do rei, mas antes de tudo como um servo de Deus". Assim, ele testemunhou a primazia do reino.

Hoje proclamamos abençoados mais oitenta e cinco mártires: da Inglaterra, Escócia e País de Gales e um da Irlanda. Cada um deles escolheu ser "servo de Deus, em primeiro lugar". Eles conscientemente e de bom grado abraçaram a morte por causa de Cristo e da Igreja. Eles também escolheram o reino acima de tudo. Se o preço fosse a morte, eles o pagavam com coragem e alegria.

O beato Nicholas Postgate saudou sua execução "como um atalho para o céu". O beato Joseph Lambton encorajou todos aqueles que estavam morrendo com ele nas palavras: "Estamos felizes, pois amanhã espero que tenhamos um café da manhã celestial". Abençoado Hug Taylor, sem saber o dia de sua morte, disse: "Como eu seria feliz se nesta sexta-feira, quando Cristo morreu por mim, eu pudesse encontrar a morte com ele". Ele recebeu sua execução naquele dia em 6 de novembro de 1585. Abençoado Henry-Heath, que morreu em 1643, agradeceu ao tribunal por condená-lo, dando-lhe "a honra especial de morrer com Cristo".

Entre esses oitenta e cinco mártires encontramos padres e leigos, estudiosos e obreiros. O mais velho tinha oitenta anos e o mais novo não tinha mais do que vinte e quatro. Havia um tipógrafo, um mediador, um trabalhador estável e um alfaiate entre eles. O que une todos eles, é o sacrifício de suas vidas no serviço de Cristo, seu Senhor.

Os sacerdotes entre eles queriam apenas alimentar o seu povo com o Pão da Vida e com a Palavra do Evangelho. Fazer isso significava arriscar sua vida. Mas para eles o preço não era caro em comparação com as riquezas que eles podiam trazer para o povo no santo sacrifício da missa.

Vinte e dois leigos neste grupo de mártires compartilhavam totalmente o mesmo amor pela Eucaristia. Eles também repetidamente arriscaram suas vidas, trabalhando junto com seus padres e protegendo-os. Leigos e padres trabalharam juntos; juntos eles foram para a forca, juntos eles receberam a morte. Muitas mulheres que não estão incluídas neste grupo de mártires também sofreram por sua fé e morreram na prisão. Elas conquistaram nossa admiração e nossa memória.

Esses mártires deram a vida pela lealdade ao sucessor de Pedro, só ele é o pastor de todo o rebanho. Eles também deram a vida pela unidade da Igreja, desde o momento em que compartilharam a fé da Igreja, inalterada ao longo dos anos, que a tarefa de servir e assegurar a unidade do rebanho de Cristo, foi dada ao sucessor de Pedro (Lumen Gentium, 22). Cristo deu a ele o papel especial de confirmar a fé a seus irmãos.

Os mártires compreenderam a importância do ministério petrino. Eles deram suas vidas em vez de negar essa verdade de sua fé. Ao longo dos séculos, a Igreja na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia inspirou-se nesses mártires e continua no amor pela missa e na fiel adesão ao bispo de Roma. A mesma fidelidade e testemunho do Papa é demonstrada hoje sempre que o trabalho de renovação da Igreja é realizado de acordo com os ensinamentos do Concílio Vaticano II e em comunhão com a Igreja universal.
Nos dias dos mártires que honramos hoje, houve outros cristãos que morreram por suas crenças. Agora podemos apreciar e respeitar o sacrifício deles. Nós respondemos juntos ao grande desafio que confronta aqueles que pregam o Evangelho em nossa época. Somos corajosos e unidos na profissão de nosso comum Senhor e Mestre, Jesus Cristo.

Bem-aventurados são vocês, ó mártires!
Você que escolheu a morte, para dar testemunho da Verdade!
Alegrai-vos! Aqui a morte foi destruída por Cristo como "o último inimigo". O reino de Deus é um reino de verdade e vida.
Alegrai-vos! Seu testemunho tem os passos profundos sobre os quais a Igreja caminha em sua terra natal e, ao mesmo tempo, em todo o mundo.
Esses passos levam ao reino, que não se põe.
Alegrai-vos! Por meio de seu testemunho, o preparo definitivo do mundo em Cristo está sendo preparado quando "Deus é tudo em todos".
Alegrai-vos!

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 22 de novembro de 1987


Nenhum comentário:

Postar um comentário