segunda-feira, 6 de maio de 2019

06 de maio - Que devemos fazer para realizar as obras de Deus? Jo 6,28


Estamos na sinagoga de Cafarnaum, onde Jesus pronuncia o seu famoso discurso depois da multiplicação dos pães. A multidão tinha procurado fazê-lo um rei, mas Jesus retirou-se, primeiro no monte com Deus, com o Pai, e depois em Cafarnaum. Dado que não O via, começou a procurá-lo, subiu para os barcos para chegar à outra margem do lago e, finalmente, encontrou-O. Mas Jesus sabia bem o motivo de tanto entusiasmo no seu seguimento e diz de modo claro: vós procurais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes os pães e ficastes fartos. Jesus quer ajudar a multidão a ir além da satisfação imediata das próprias necessidades materiais, por mais importantes que sejam. Deseja abrir a um horizonte da existência que não é simplesmente o das preocupações quotidianas do comer, do vestir, da carreira. Jesus fala de um alimento que não perece, que é importante procurar e receber. Ele afirma: Trabalhai, não pelo alimento que perece, mas por aquele que dura até à vida eterna, que o Filho do Homem vos dará.

A multidão não compreende, e pergunta: Que devemos fazer para praticar as obras de Deus? A resposta de Jesus é clara: A obra de Deus é esta: que acrediteis naquele que Ele enviou.

O centro da existência, aquilo que dá sentido e esperança firme ao caminho muitas vezes difícil da vida é a fé em Jesus, o encontro com Cristo. Também nós perguntemos: Que devemos fazer para ter a vida eterna? E Jesus diz: Acreditai em mim.
A fé é o elemento fundamental. Não se trata aqui de seguir uma ideia, um programa, mas de encontrar Jesus como uma Pessoa viva, de se deixar comprometer totalmente por Ele e pelo seu Evangelho. Jesus convida a não se limitar ao horizonte puramente humano e a abrir-se ao horizonte de Deus, ao horizonte da fé. Ele exige uma única obra: aceitar o plano de Deus, ou seja, acreditar naquele que Ele enviou.

Papa Bento XVI – 05 de agosto de 2012

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário