segunda-feira, 20 de maio de 2019

20 de maio - Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Jo 14,21


O Evangelho de hoje reconduz-nos ao Cenáculo. Durante a Última Ceia, antes de enfrentar a paixão e a morte na cruz, Jesus promete aos Apóstolos o dom do Espírito Santo, que terá a tarefa de ensinar e de recordar as suas palavras à comunidade dos discípulos. O próprio Jesus o diz: O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. Ensinar e recordar. É isto que o Espírito Santo faz nos nossos corações.

No momento em que se prepara para voltar para o Pai, Jesus prenuncia a vinda do Espírito que, antes de tudo, ensinará os discípulos a compreender sempre melhor o Evangelho, a aceitá-lo na sua existência e a torná-lo vivo e ativo com o testemunho. Quando confia aos apóstolos a missão de levar o anúncio do Evangelho a todo o mundo, Jesus promete que não permanecerão sozinhos: estará com eles o Espírito Santo, o Paráclito, que se colocará ao seu lado, aliás, estará neles, para os defender e apoiar. Jesus volta para o Pai mas continua a acompanhar e a ensinar os seus discípulos mediante o dom do Espírito Santo.

O segundo aspecto da missão do Espírito Santo consiste em ajudar os Apóstolos a recordar as palavras de Jesus. O Espírito tem a tarefa de despertar a memória, de recordar as palavras de Jesus. O Mestre divino já comunicou tudo o que pretendia confiar aos Apóstolos: com Ele, Verbo encarnado, a revelação está completa. O Espírito fará recordar os ensinamentos de Jesus nas diversas circunstâncias concretas da vida, para que posssam pôr em prática. É precisamente o que acontece ainda hoje na Igreja, guiada pela luz e pela força do Espírito Santo, para que possa levar a todos o dom da salvação, ou seja, o amor e a misericórdia de Deus.

Nós não estamos sozinhos: Jesus está ao nosso lado, no meio de nós, dentro de nós! A sua nova presença na história verifica-se mediante o dom do Espírito Santo, por meio do qual é possível instaurar uma relação viva com Ele, crucificado e Ressuscitado. O Espírito, efundido em nós com os sacramentos do Batismo e da Confirmação, age na nossa vida. Ele guia o nosso modo de pensar, agir, distinguir o que é bom e o que é mau; ajuda-nos a praticar a caridade de Jesus, o seu doar-se aos outros, sobretudo aos mais necessitados.

Papa Francisco – 01 de maio de 2016

Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário