segunda-feira, 20 de maio de 2019

20 de maio - Santo Arcangelo Tadini


Transcorria longas horas em oração diante da Eucaristia o Santo Arcangelo Tadini, o qual, tendo sempre como finalidade no seu ministério pastoral a pessoa humana na sua totalidade, ajudava os seus paroquianos a crescer humana e espiritualmente.

Este santo sacerdote, este santo pároco, homem totalmente de Deus, pronto em todas as circunstâncias a deixar-se guiar pelo Espírito Santo, estava ao mesmo tempo disponível para acolher as urgências do momento e para lhes encontrar a solução. Por isso, assumiu muitas iniciativas concretas e corajosas, como a organização da "Sociedade Operária Católica de Mútuo Socorro", a construção da fiação e do internato para as operárias e a fundação, em 1900, da "Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré", com a finalidade de evangelizar o mundo do trabalho através da partilha da fadiga, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré.

Como foi profética a intuição carismática do Padre Tadini e como permanece atual o seu exemplo também hoje, numa época de grave crise econômica! Ele recorda-nos que só cultivando uma relação constante e profunda com o Senhor, especialmente no Sacramento da Eucaristia, podemos ser depois capazes de levar o fermento do Evangelho às várias atividades laborativas e em todos os âmbitos da nossa sociedade.
Papa Bento XVI – Homilia de canonização – 26 de abril de 2009

Arcangelo Tadini, padre de Brescia que viveu entre 1846 e 1912, é uma figura clara e fascinante. Homem empreendedor, autêntico sacerdote, ele sabiamente tecia risco e fé, amor pelos homens e amor a Deus, austeridade e ternura. Ele nasceu em Verolanuova em 12 de outubro de 1846. Depois de completar seus estudos elementares em sua cidade natal, ele frequentou o ginásio em Lovere.
Em 1864 entrou no seminário de Brescia e em 1870 foi ordenado sacerdote. 

Em 1885, ele começou seu serviço na Botticino Sera como cooperador-vigário; dois anos depois, foi nomeado pároco e lá permaneceu até 1912, ano da sua morte. No início de seu mandato, do púlpito ele afirma com força:  "Eu vou ficar com vocês, vou morar com vocês, vou morrer com vocês".
Os anos vividos em Botticino são certamente os mais frutíferos da vida de Don Tadini. Ele ama seus paroquianos como filhos e se entrega todo. Começa a Schola Cantorum, a banda musical, várias Confrarias, a Ordem Terceira Franciscana, as Filhas de Santa Ângela; reestrutura a igreja, oferece a catequese mais adequada a cada categoria de pessoas, cuida da liturgia. Ele tem uma atenção especial para a celebração dos sacramentos. Prepara homilias tendo em mente de um lado a Palavra de Deus e da Igreja, do outro, a jornada espiritual de seu povo. Quando ele fala do púlpito, todo mundo fica impressionado com o calor e a força que suas palavras emitem.

A sua atenção pastoral dirige-se sobretudo à pobreza no difícil período da primeira industrialização: adverte que a Igreja é posta em causa por quem sofre em fábricas, fiações, no campo ... Para os trabalhadores, inicia a Associação de Trabalhadores Mútuos e Para as jovens do país que vivem principalmente na incerteza e sofrem injustiças, constroem uma fiação para lhes dar um emprego.

Em 1900, Tadini fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré: mulheres consagradas, mas "trabalhadores com trabalhadores" que educam mulheres trabalhadoras, não indo à cadeira, mas trabalhando lado a lado com elas, não dando grandes discursos, mas dando exemplo de ganhar pão com dignidade e com o suor da própria testa. Um escândalo na época em que se pensava em fábricas como lugares perigosos, imorais e enganadores.

Tadini confia às suas Irmãs o exemplo de Jesus, Maria e José que, na Casa de Nazaré, em silêncio e ocultação, trabalharam e viveram com humildade e simplicidade. Indica o exemplo de Jesus que não apenas "se sacrificou na cruz", mas por trinta anos, em Nazaré, não se envergonhou de usar as ferramentas do carpinteiro e "ter as mãos endurecidas e a testa molhada de suor”. 

Por causa dessa iniciativa, Tadini recebe difamações e mal-entendidos, até mesmo da Igreja.  Ele mesmo está ciente de que seu trabalho é prematuro, mas ele está firmemente convencido de que não é seu trabalho, mas de Deus: "Deus quis, ele o guia, ele o aperfeiçoa, ele o leva ao fim". A morte chega quando o sonho de sua vida ainda está inacabado, mas como uma semente confiada à terra, em seu tempo, dará frutos abundantes.

Os paroquianos de Botticino sentem a santidade de seu pároco e logo aprendem a conhecer e descobrir, sob sua privacidade e austeridade, o coração de um pai atento e sensível à sua vida de dificuldades e trabalho árduo. Aos seus dons naturais ele combina uma grande habilidade de entrar na vida e na vida cotidiana das pessoas e logo ele é chamado de um sacerdote santo, um homem excepcional ... e, com o tempo, ele será dito sobre ele “Ele é um de nós!”

Um de nós, quando, muito cedo, ele anda pelas ruas da aldeia e seu passo ressoa como um despertador para aqueles que se preparam para começar um dia de trabalho. Todos sabem que aquele sacerdote, apaixonado por Deus e pelo homem, trará à oração a vida e o trabalho de seu povo.

Um de nós, quando recolhe as lágrimas das mães preocupadas com a precariedade do trabalho de seus filhos, quando sonha, desenha e constrói a fiação das meninas da aldeia, para que possam redescobrir sua dignidade como mulheres.

Um de nós, quando inventa a família das Irmãs Trabalhadoras, mulheres consagradas que, no local de trabalho, são testemunhas de um grande Amor na vida cotidiana simples.

Um de nós, porque ele ainda sorri para nós, nos acompanha em nossas vidas diárias e com suas palavras nos convida a seguir seus passos: "A santidade que leva ao céu está em nossas mãos. Se queremos possuí-lo, devemos fazer apenas uma coisa: amar a Deus”.

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário