domingo, 12 de maio de 2019

12 de maio - Beata Imelda Lambertini


A Beata Imelda Lambertini é a patrona das crianças que se preparam para receber a Primeira Comunhão, ela nasceu em Bolonha (Itália) no ano de 1322. Desde pequena sempre cultivou um imenso amor pela oração, pois crescera em um ambiente católico, onde seus pais davam a ela uma educação cristã de grande valor e de sólidas bases. O seu amor pela oração e pelas coisas de Deus era exatamente o seu diferencial e motivo de atenção especial pelos seus pais. Ela sempre se escondia nos locais "obscuros" de sua casa para rezar em silêncio, escondida do mundo, mas vista apenas por Deus.

O seu amor pela oração lhe criou na alma um desejo enorme de ser freira dominicana, isso com apenas 9 anos de idade, mas ela não foi aceita por causa da pouca idade. Como Imelda possuía uma santa insistência, resultou numa conversa entre seus pais e a Madre Superiora do convento das irmãs dominicanas. 

Perguntaram então a ela o que a atraía no convento das irmãs dominicanas, Imelda respondeu: "Nosso Senhor". Nota-se que apesar de ser apenas uma criança de 9 anos, devido a sua grande devoção pela oração, ela desenvolveu um extraordinário discernimento pelas coisas do Altíssimo.

A madre superiora das dominicanas pediu a devida permissão aos pais de Imelda para que ela pudesse se mudar para o convento. Entrou sob condição, não deveria realizar no convento as tarefas árduas e pesadas, mas pequenas tarefas por causa de sua pouca idade, o que a pequena  à princípio não aceitava, pois queria seguir em tudo o que as outras irmãs faziam. A madre pedia para que ela não acordasse tão cedo para rezar na companhia das demais freiras, porém, a sua grande paixão era rezar, portanto acordava cedo e rezava em silêncio pelos corredores do convento.

Apesar de todo seu amor pela ordem São Domingos e por Nosso Senhor Eucarístico, Imelda tinha apenas 9 anos e as normas da Santa Igreja permitia que apenas as crianças que possuíam mais de 12 anos poderiam comungar. Ela, então, passava horas e mais horas em adoração diante do Santíssimo Sacramento, havia vezes que de tanto rezar diante do Sacrário onde Nosso Senhor morava, sua singela face se transfigurava de alegria. O grande pedido dela era que pudesse receber Nosso Senhor na Sagrada Comunhão, apesar de sua pouca idade.

Em 1333, Imelda completou seus 11 anos de idade. Como era costume: após a Missa e após todas as freiras saírem da capela, ela ficava um pouco mais de tempo diante do Santíssimo Sacramento em profunda oração, fazendo companhia a Nosso Senhor. Quantas horas santas a pequena Beata deve ter feito diante do Sacrário! 

Passou-se muito tempo sem que se tivesse "notícias" da pequena, então umas das freiras do convento voltou para a capela e lá encontrou Imelda em posição de oração, mas com algo extraordinário acontecendo: com a Hóstia flutuando diante da criança e emitindo uma luz que ia direto para ela. A freira logo chamou todas as outras irmãs e o padre que tinha celebrado a Missa anteriormente para que pudessem ver o extraordinário milagre que Deus ali fazia e que estava acontecendo diante dos olhos de todos.

O padre tomou o santo conhecimento de que aquele era o momento que ela deveria fazer a sua tão esperada Primeira Comunhão. O santo sacerdote aproximou-se com uma patena de ouro em suas mãos, fazendo com que a Hóstia tenha deitado sobre ela, e então entregou a primeira Eucaristia à pequena Imelda Lambertini.

Após ter recebido Nosso Senhor na Eucaristia pela primeira vez, o rosto de Imelda se transfigurou em uma alegria que irradiava a todos os presentes que assistiram àquele grande milagre. Tendo-se repousado para oração, lá permaneceu por muito tempo, como já era de costume. Mas o tempo foi passando, ela continuava em oração, recolhida, diante dos olhos de todos. Uma das freiras se aproximou para tocá-la e eis que esta cai no chão morta. Morta de alegria!

Então com aquele extraordinário acontecimento a freira lembrou-se do que Imelda Lambertini sempre dizia quando estava na presença das irmãs: "Como é que as pessoas não morrem de alegria quando recebem Nosso Senhor na Eucaristia?".

Imelda Lambertini foi proclamada beata em 1826 sob o pontificado do Papa Leão XII, e foi proclamada Patrona das Primeiras Comunhões em 1910 pelo Papa São Pio X.

O corpo da Beata Imelda Lambertini continua incorrupto na cidade de Bolonha, interior da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário