sexta-feira, 3 de maio de 2019

03 de maio - Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Jo 14,11


Durante a Última Ceia, tendo Jesus afirmado que conhecê-lo significa também conhecer o Pai, Filipe pede quase ingenuamente: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!" Jesus responde-lhe com um tom de indulgente reprovação: "Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, "mostra-nos o Pai"? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?... Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim".

Estas palavras são as mais nobres do Evangelho de João. Elas contêm uma profunda revelação. No final do Prólogo do seu Evangelho, João afirma: "A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigênito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer".

Pois bem, aquela afirmação, que é do evangelista, é retomada e confirmada pelo próprio Jesus. Mas com uma nova característica. De fato, enquanto o Prólogo de João fala de uma intervenção esclarecedora de Jesus mediante as palavras do seu ensinamento, na resposta a Filipe Jesus faz referência à própria pessoa como tal, dando a entender que é possível compreendê-lo não só mediante o que diz, mas ainda mais mediante o que ele simplesmente é.

Papa Bento XVI – 06 de setembro de 2006

Hoje celebramos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário