quinta-feira, 16 de maio de 2019

Christus vivit: O grande anúncio para todos os jovens: O Espírito dá vida – nºs 130 a 133


Nºs 130 a 133

Nestas três verdades (Deus ama-te, Cristo é o teu salvador, Ele vive), aparece Deus Pai e aparece Jesus. Mas, onde estão o Pai e Jesus Cristo, também está o Espírito Santo. É Ele que prepara e abre os corações para receberem este anúncio, é Ele que mantém viva esta experiência de salvação, é Ele que te ajudará a crescer nesta alegria se O deixares agir. O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e de lá, como duma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força.

Todos os dias invoca o Espírito Santo, para que renove em ti constantemente a experiência do grande anúncio. Por que não? Tu não perdes nada e Ele pode mudar a tua vida, pode iluminá-la e dar-lhe um rumo melhor. Não te mutila, não te tira nada, antes ajuda-te a encontrar da melhor maneira aquilo que precisas. Precisas de amor? Não o encontrarás na devassidão, usando os outros, possuindo ou dominando os outros; n’Ele, o encontrarás duma forma que te fará verdadeiramente feliz. Buscas intensidade? Não a viverás acumulando objetos, gastando dinheiro, correndo desesperadamente atrás das coisas deste mundo; chegará duma maneira muito mais bela e satisfatória, se te deixares guiar pelo Espírito Santo.

Buscas paixão? Deixa-te enamorar por Ele, porque – como se lê no estupendo poema Enamora-te!:
Nada pode ser mais importante do que encontrar Deus,
ou seja, enamorar-se d’Ele de maneira definitiva e absoluta.
Aquilo de que te enamoras, prende a tua imaginação
e acaba por ir deixando a sua marca em tudo.
Será isso a decidir o que te arranca da cama pela manhã,
o que fazes no final da tarde,
como transcorres os teus fins de semana,
aquilo que lês, o que conheces,
aquilo que te destroça o coração
e o que te faz transbordar de alegria e gratidão.
Enamora-te! Permanece no amor! Tudo será diferente. (Pedro Arrupe)

Este amor de Deus, que se apodera apaixonadamente de toda a vida, é possível pelo Espírito Santo, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Ele é a fonte da juventude melhor. Com efeito, quem confia no Senhor é como a árvore plantada perto da água, a qual estende as raízes para a corrente; não teme quando vem o calor, e a sua folhagem fica sempre verdejante (Jr 17, 8). Enquanto os adolescentes se cansam e se fatigam, aqueles que esperam, confiados no Senhor, renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer (Is 40, 30-31).


Nenhum comentário:

Postar um comentário