segunda-feira, 13 de maio de 2019

13 de maio - Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo. Jo 10,9


Hoje vamos refletir um pouco: a porta, o caminho e a voz.
Em primeiro lugar a porta. O trecho evangélico cita as palavras de Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Eis então a primeira imagem, Jesus é a porta: a porta para entrar no aprisco das ovelhas é Jesus. Não há outra. Portanto, tudo é muito claro: Não se pode entrar na vida eterna por outra parte a não ser pela porta, ou seja, Jesus. E Senhor é a porta da nossa vida e não só da vida eterna, mas também da nossa vida quotidiana. Assim, por exemplo, qualquer decisão pode ser tomada em nome de Jesus, pela porta de Jesus. Mas o Senhor fala claro: no aprisco entra-se somente pela porta, que é Jesus.

O Evangelho de João continua e nas palavras do Senhor encontra-se outro elemento importante: o caminho. De fato, lê-se: O guardião abre-lhe a porta e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama as suas ovelhas cada uma por nome, levando-as para fora. E depois de ter impelido para fora todas as suas ovelhas, caminha diante delas e elas seguem-no.
O caminho é precisamente este: seguir Jesus. Também aqui é envolvida a vida do dia a dia: com efeito, fala-se do caminho da vida, da vida de todos os dias, que é seguir Jesus. E também neste ponto a indicação é clara: Não errar! Jesus é a porta através da qual entramos e pela qual saímos com ele para percorrer o caminho da vida, e é Jesus que nos indica a estrada. Portanto, quem segue Jesus não erra.

Enfim, a terceira palavra: a voz. Com efeito, as ovelhas seguem Jesus porque conhecem a sua voz. Conhecer a voz de Jesus! Não penseis que estou falando de uma aparição, que Jesus virá e dirá: “Faz isto”. Não, não! Como posso, padre, conhecer a voz de Jesus? E também defender-me da voz daqueles que não são Jesus, que entram pela janela, que são bandidos, que destroem, que enganam? Mais uma vez a receita é simples e prevê três indicações. Em primeiro lugar, encontrarás a voz de Jesus nas bem-aventuranças. Depois: a voz de Jesus pode-se reconhecer em quem nos fala das obras de misericórdia. Enfim, a terceira indicação: Podes conhecer a voz de Jesus quando te ensina a dizer “Pai”, ou seja, quando te ensina a rezar o Pai-Nosso.
É tão fácil a vida cristã! Jesus é a porta; ele guia-nos pelo caminho e nós conhecemos a sua voz nas bem-aventuranças, nas obras de misericórdia e quando nos ensina a dizer “Pai”.
 Papa Francisco – 18 de abril de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário