domingo, 26 de maio de 2019

26 de maio - Santo Eleutério - Papa


Santo Eleutério nasceu em Nicópolis, Épiro – Grécia, e foi o décimo terceiro Papa da Igreja Católica, entre 177 e 193. Ele sucedeu São Sotero como representante de Cristo na Terra e, ao fim de sua jornada terrena, foi sucedido pelo Papa Vítor I. Pouco sabemos sobre a sua vida. Ele viveu em um período que podemos chamar ainda de cristianismo primitivo, no qual os seguidores da fé cristã conviviam com muitas dificuldades porque eram perseguidos pelos pagãos dominantes da época. 

O seu pontificado foi inicialmente pacífico, pois o imperador Cômodo, embora odiado pela aristocracia romana, não perseguiu os cristãos. Segundo a tradição, Eleutério recebeu cartas de Lúcio, rei de uma parte da Bretanha, pedindo o envio de missionários para instruí-lo na fé cristã.

Eleutério atendeu ao pedido iniciando, assim, a obra de evangelização, enviando os padres São Damião e São Fugácio para batizarem o rei Lúcio, sua rainha e grande parte da população da Bretanha. Esta história não é respaldada por relatos concretos, porém ilustra o momento singular dos católicos em meio a tantas perseguições da época.

Com um pouco de liberdade para agir em função da Igreja Católica, o Papa Eleutério foi quem resolveu a questão judaica sobre alimentos puros e impuros. Embora as duas religiões tivessem traços comuns em suas essências, catolicismo e judaísmo, aos poucos, iam se distinguindo, e Eleutério foi fundamental neste caso. Os católicos deixaram de conviver com restrições alimentares, como acontece com os judeus, nessa época.

Outra medida importante para a tradição litúrgica dos católicos aplicada pelo Papa Eleutério foi considerar o papa como sucessor de Pedro. O estabelecimento desse costume reafirmava Pedro como o Pai da Igreja, o primeiro a divulgar a obra de Jesus Cristo, o primeiro papa. E, por fim, ele introduziu as primeiras normas para celebração da Páscoa.

O pontificado de Eleutério foi marcado também pelo combate à doutrina montanista, um movimento cristão organizado e difundido em comunidades da Ásia Menor, em Roma e no norte da África, caracterizada como a volta ao profetismo, pretendendo revalorizar elementos esquecidos da mensagem cristã primitiva, com destaque para a esperança escatológica. Ou seja, no que se refere ao fim do mundo. A doutrina montanista era considerada excessiva e foi amplamente combatida pelos católicos.
O Papa Eleutério faleceu aos 59 anos de idade, em 193. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário