terça-feira, 14 de maio de 2019

14 de maio - São Miguel Garicoits


Miguel Garicoits nasceu no dia 15 de abril de 1797, na cidade de Ibarre, um vilarejo na França. Era o mais velho dos cinco filhos do casal, Arnaldo e Graciana, que eram camponeses humildes e muito piedosos. A família acolhia em sua casa inúmeros padres fugitivos do terror da Revolução Francesa, prestando-lhes cuidados. Por conta das atrozes perseguições, ele só foi batizado seis meses depois do seu nascimento, seu temperamento fogoso fez-se sentir já nessa ocasião, pois quando o padre lhe derramou na cabeça a água batismal, agarrou com suas mãozinhas a folha do ritual e a rasgou!

O pequeno Miguel crescia em graça e santidade. Um menino muito alegre e cheio de saúde que contou com a providencial companhia de sua mãe que continha seu ímpeto direcionando-o para as coisas cristãs. No coração do pequeno Miguel, ardia o desejo pela eucaristia e quando foi morar na cidade de Oneix teve a oportunidade de frequentar os estudos de Catecismo. Aos 14 anos fez sua primeira comunhão. Agora o jovem Miguel aspirava ao sacerdócio e por providência de Deus foi acolhido por um dos padres – que fora refugiado por sua família – e que o inscreveu nos estudos no colégio Saint Palais.

Notável nos estudos, logo concluiu o ensino superior e aos 26 anos o Bispo de Bayonne, conferiu-lhe a ordenação presbiteral no dia 20 de dezembro de 1823. Com um mês de ordenado foi nomeado vigário cooperador na cidade de Cambo. Com muito zelo assumiu sua missão e deu forte testemunho de acolhimento, formação catequética e amor à sagrada liturgia, fomentando muitas vocações e conversões na cidade.

Foi então designado pelo Bispo para o seminário de Bétharram, como professor de Filosofia e no intuito de realizar lá os feitos outrora realizados em Cambo. De fato, o seminário encontrava-se em profunda desordem, mas foi energicamente reformulado pela atuação pastoral do padre Miguel Garicoits. 

Desta missão nasceu a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus de Bétharram no ano de 1835. Miguel e outros dezessete sacerdotes empreenderam a esplendorosa missão em favor da evangelização e formação dos filhos de Deus.

Durante trinta anos, dirigiu com sabedoria a nova Congregação. Percorria vilas e aldeias, evangelizando a juventude, os operários e os trabalhadores agrícolas. Enquanto os Bétharramistas se espalhavam pelas dioceses francesas, formava-se em torno de seu Fundador um halo de santidade e de estima. Seu confessionário estava sempre assediado por pessoas vindas de todas as partes. A todos acolhia com bondade, paciência e firmeza, procurando incutir-lhes o amor à Cruz e à Santíssima Virgem.

Bispos e outras personalidades importantes acorriam a Bétharram para consultá-lo. Por expressa solicitação do Bispo de Tarbes, ele teve dois encontros com Santa Bernadette Soubirous, a fim de verificar a autenticidade dos fatos ocorridos em Lourdes. Essas duas entrevistas com a jovem vidente reforçaram sua convicção pessoal de que indubitavelmente a Virgem Maria aparecera na Gruta de Massabielle.

Nos últimos dez anos de sua existência, dolorosas enfermidades vieram aumentar os seus sofrimentos. E quando, por fim, sentiu que Deus o chamava para junto de Si, deu-Lhe a resposta que caracterizou toda a sua vida: “Eis-me aqui, Senhor”.

Na madrugada da festa da Ascensão de 1863, dia 14 de maio, após receber todos os sacramentos, entregou sua alma a Deus, pronunciando o primeiro versículo do Salmo 50: “Miserere mei, Deus, secundum magnam misericordiam tuam” – Tende piedade de mim, ó Deus, segundo Vossa grande misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário