segunda-feira, 27 de maio de 2019

27 de maio - Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Jo 16,2


A Igreja nunca deve ser tíbia e é chamada, assim como cada cristão, para um caminho de conversão diária. De fato, é preciso prestar atenção a não se adaptar a um estado tranquilo, mundano, pelo contrário devemos estar sempre abertos ao anúncio jubiloso de que Jesus é o Senhor.

Uma situação que se repete na história da salvação, quando o povo de Deus estava tranquilo ou servia à mundanidade, não digo os ídolos, não, a mundanidade, e vivia na tibieza, o Senhor enviava os profetas. E mais ainda aos profetas aconteceu o mesmo que a Paulo: eram perseguidos, açoitados, por quê? Porque incomodavam.

É uma dinâmica, que ainda hoje acontece na Igreja: quando alguém denuncia tantos modos de mundanidade é malvisto, isto não está bem, melhor que se afaste. Recordo na minha terra, muitos homens e mulheres, bons consagrados, não ideólogos, mas que diziam: “Não, a Igreja de Jesus é assim...”, deles disseram: “este é comunista, fora!”, e expulsavam-no, perseguiam-no. E isto aconteceu a muitos na história da Igreja, inclusive na Europa.

A explicação encontra-se no fato de que o espírito maligno prefere uma Igreja tranquila sem riscos, uma Igreja de negócios, cômoda, na comodidade da tibieza, tíbia.

Papa Francisco – 23 de maio de 2017

Hoje celebramos:
Santo Agostinho da Cantuária
Santo Atanásio Bazzekuketta
Beato José Tous Y Soler


Nenhum comentário:

Postar um comentário