sexta-feira, 24 de maio de 2019

24 de maio - Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Jo 15,3


Muitas vezes quando lemos as histórias dos mártires perguntamo-nos: por que estes nossos irmãos mártires não procuraram salvar a qualquer preço o bem insubstituível da vida?
Por que continuaram a servir a Igreja, apesar das graves ameaças e intimidações?

Diante das relíquias dos mártires, sentimos ressoar o eloquente testemunho de quantos, não só ao longo do século passado, mas desde o início da Igreja vivendo o amor ofereceram no martírio a sua vida a Cristo. Nas palavras do Apocalipse: "Estes são os que vieram da grande tribulação".
Ao ancião que pergunta quem sejam e de onde vêm os que estão vestidos de branco, é respondido que são os que "lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro". 

É uma resposta à primeira vista estranha. Mas na linguagem cifrada de João isto contém uma referência clara à cândida chama do amor, que levou Cristo a derramar o seu sangue por nós. Em virtude daquele sangue, fomos purificados.

Amparados por aquela chama também os mártires derramaram o seu sangue e purificaram-se no amor: no amor de Cristo que os tornou capazes de se sacrificarem por sua vez no amor.
Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos".
Cada testemunha da fé vive este amor "maior" e, a exemplo do Mestre divino, está pronto para sacrificar a vida pelo Reino. Deste modo tornamo-nos amigos de Cristo; assim conformamo-nos com Ele, aceitando o sacrifício até ao extremo, sem pôr limites ao dom do amor e ao serviço da fé.
Papa Bento XVI – 07 de abril de 2008

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário