domingo, 19 de maio de 2019

19 de maio - Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei Jo 13,34


A fonte do amor verdadeiro, é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que "Deus é amor”; ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo.

Como se nos manifesta o Deus-Amor? Mesmo se já na criação são claros os sinais do amor divino, a revelação total do mistério íntimo de Deus verificou-se com a Encarnação, quando o próprio Deus se fez homem. Em Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, conhecemos o amor em todo o seu alcance. De fato, "a verdadeira novidade do Novo Testamento não consiste em ideias novas, mas na própria figura de Cristo, que dá carne e sangue aos conceitos um realismo extraordinário”. A manifestação do amor divino é total e perfeita na Cruz, onde, "é assim que Deus demonstra o seu amor para conosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós" (Rm 5, 8). Portanto, cada um de nós pode dizer sem receio de errar: "Cristo amou-me e entregou-se a Si mesmo por mim".

Na cruz Cristo grita: "Tenho sede": revela assim uma sede ardente de amar e de ser amado por todos nós. Unicamente se conseguirmos compreender a profundeza e a intensidade deste mistério, nos apercebemos da necessidade e da urgência de o amar por nossa vez "como" Ele nos amou. Isto exige o compromisso de dar também, se for necessário, a própria vida pelos irmãos amparados pelo Seu amor. Já no Antigo Testamento Deus dissera: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo", mas a novidade de Cristo consiste no fato de que amar como Ele nos amou significa amar todos, sem distinções, também os inimigos, "até ao fim".

Papa Bento XVI – 01 de abril de 2007

Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário