sábado, 11 de maio de 2019

11 de maio - Santo Inácio Láconi


“Vemos todos os dias a pedir esmola, perambulando pela cidade, um santo vivo que é o irmão leigo capuchinho que, com vários milagres, conquistou a veneração de todos os seus compatriotas”, assim é descrito em uma carta, o Frei Inácio de Láconi.

Francisco Inácio Vincenzo Peis, nasceu em Láconi na Itália no dia 17 de novembro de 1701. Filho de Matias Peis Cadello e Ana Maria Sanna Casu, era o segundo de nove irmãos, uma família que era muito pobre, mas profundamente dedicada à fé, assim, ele foi desde cedo educado em sólida fé cristã.
Inclinado para a vida religiosa, era assíduo à oração e praticava rigorosos jejuns, além de manifestar diversos dons. Aos vinte anos, adoeceu gravemente e fez a promessa de se tornar monge capuchinho caso ficasse curado.

Após livrar-se de outro perigo de morte, cumpriu a promessa e no dia 03 de novembro de 1721 foi para Cagliari para ingressar no Convento dos Capuchinhos de Buoncammino. Apesar da limitação física, foi admitido e vestiu o hábito em 10 de novembro de 1721. Em seguida foi transferido para o Convento de Iglesias.

Assim, Frei Inácio passou por diversos mosteiros, exercendo diversas funções com muito esmero e piedade. Era sempre muito silencioso, mas exalava sabedoria e caridade quando requisitado. Dedicava-se integralmente aos cuidados dos pobres, doentes e moribundos, além de levar muitos à conversão e penitência.
Por fim retornou em definitivo para Cagliari. Recebeu a missão de confeccionar os hábitos dos religiosos e pedir esmolas. Assim, por 40 anos ele cumpriu sua missão fielmente.

Nos últimos cinco anos de sua vida perdeu a visão, mas permaneceu firme no cumprimento de suas tarefas. Fragilizado em sua saúde, veio a falecer no dia 11 de maio de 1871 com fama de santidade.

Inácio de Láconi foi beatificado e canonizado pelo Papa Pio XII em 1940 e 1951 respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário