segunda-feira, 13 de maio de 2019

13 de maio - Beata Juliana de Norwich


A Páscoa de Jesus é um grande mistério de amor e misericórdia. As nossas palavras são pobres e insuficientes para o exprimir plenamente. Pode ajudar-nos a experiência de uma jovem, pouco conhecida, que escreveu páginas sublimes sobre o amor de Cristo. Chamava-se Juliana de Norwich. Era analfabeta esta jovem que teve algumas visões da paixão de Jesus e depois, tornando-se uma prisioneira, descreveu com linguagem simples, mas profunda e intensa, o sentido do amor misericordioso. Dizia:
“Então o nosso bom Senhor perguntou-me: “Estás contente que eu tenha sofrido por ti?”. Respondi: “Sim, bom Senhor, e agradeço-te muitíssimo; sim, bom Senhor, que sejas bendito”. Então Jesus, o nosso bom Senhor, disse: “Se estás feliz, também eu estou. Para mim, ter sofrido a paixão por ti, é uma alegria, uma felicidade, um júbilo eterno; e se pudesse sofrer mais, fá-lo-ia”.
Este é o nosso Jesus, que a cada um de nós diz: Se pudesse sofrer mais por ti, fá-lo-ia.

Papa Francisco – 23 de março de 2016

Desta beata ignoramos o nome do batismo e de sua família. Além do livro das Revelações, há apenas outro testemunho coerente sobre a sua existência, que foi recentemente descoberto na autobiografia singular de Margery Kempe, outra mulher santa da época. Em 1413, ela foi ao eremitério de Norwich para visitar "Madonna Juliana" em busca de conselhos e direções espirituais.

"Madonna Juliana" ou "Senhora Juliana", é o nome sob o qual a beata era conhecida na vida religiosa e que então permaneceu; pode ter sido adotado em honra de São Juliano, padroeiro da igreja onde passou a maior parte de sua vida, uma igreja que pertencia ao mosteiro beneditino da Santíssima Maria e João em Carrow, dentro da cidade de Norwich.

Tudo o que é realmente conhecido sobre Juliana, que é dito ser "uma criatura simples que não conhece as letras", semelhante a Santa Caterina da Sena, também analfabeta, essa notícia foi extraída de seu notável livro, recebido em duas versões distintas: "texto longo" e "texto curto".

Em suas visões, Juliana viu o sangue fluindo sob a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo, viu a Virgem como uma jovem e simples senhora; viu Jesus mostrando a ela uma castanha na palma de sua mão. Ela pensou: “O que será isso?”, e Ele respondeu: “Isto é tudo que é criado. Deus deu forma, Deus deu vida, Deus a mantém assim”.

Assim ela aprendeu a bondade de Deus “para O qual a nossa mais elevada das preces deve ser dirigida”. “O qual desce para atender as nossas menores necessidades”. E em relação à Cruz, ela viu a misericórdia Divina caindo como uma fina chuva de graças durante a Sua Paixão. Ela viu o Senhor morrendo, os Seus terríveis tormentos, e escreveu: “Assim eu O vi e eu O amava”.

Na época de sua morte, a Beata tinha uma vastíssima reputação e atraia visitantes de toda a Inglaterra para a sua cela. Embora Juliana não tenha sido formalmente beatificada, é mencionada como Beata por vários autores e na Inglaterra a invocam como Santa.

A festa da Beata Juliana de Norwich na tradição católica romana é a 13 de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário