sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 25 de outubro - Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Lc 12,56


Quando Jesus interpela as multidões que sabem discernir os sinais da natureza com a sua experiência e inteligência, duas faltas são censuradas pelo Mestre Divino: a incapacidade de discernir o tempo presente e a incapacidade de julgar aquilo que é justo.
Sabem interpretar o tempo cronológico e o tempo meteorológico, mas não conseguem perceber a presença do tempo salvífico. No seu discurso na sinagoga de Nazaré, citando o profeta Isaías, Jesus tinha declarado que estavam a inaugurar o ano do Senhor, o “hoje” da salvação, no qual as promessas das Escrituras chegam ao seu cumprimento. A partir daí, toda a atuação de Jesus, por palavras e por obras, foi sempre uma incansável missão evangelizadora.

Muitas pessoas que O escutavam e que eram testemunhas das suas obras ficavam estupefatas e, dando glória a Deus, diziam: Hoje vimos maravilhas; discípulos de João Batista que Lhe perguntavam se Ele era verdadeiramente o Messias ou se deviam esperar outra pessoa, Jesus respondia mostrando os frutos da sua ação evangelizadora: Os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres.

E se, por um lado, Jesus Se mostra aflito por ser perseguido e hostilizado pelas autoridades políticas e religiosas e pelos poderosos que rejeitam todas as oportunidades de conversão, por outro, fica extasiado ao ver a alegria e a simplicidade dos humildes que acolhem a luz da sua palavra e se tornam seus discípulos para entrar no Reino.

Por isso, exultando no Espírito, Jesus irrompe em louvores e ações de graças ao Pai, por ter escondido estas coisas aos sábios e inteligentes e as ter revelado aos pequeninos.

É igualmente necessário prestar a devida atenção aos sinais particulares deste tempo que a presença de Cristo enriquece com uma novidade absoluta, fazendo-os assumir um inacreditável significado histórico e providencial para a nossa salvação.

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário