quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 30 de outubro - Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? Lc 13,22


São poucos aqueles que se salvam?
Eis uma pergunta muito controversa na época de Jesus e talvez também ainda hoje. E nós, pequenos ou grandes, porventura seremos contados entre os benditos?

A resposta de Jesus à pessoa que O interroga sobre o número limitado daqueles que se salvam é extremamente completa e reveladora, abrindo uma janela sobre o horizonte da história humana. O Senhor usa a metáfora da porta estreita para indicar o desafio que tem de enfrentar quem quer entrar na salvação prometida, e a parábola do banquete do Reino para designar os critérios que permitem aos convidados entrar na casa de Deus. Àqueles que declaram: Nós comíamos e bebíamos contigo, e Tu ensinavas nas nossas praças! o dono da casa responde, por duas vezes, que não sabe de onde deles vêm. Terrível e inesperada condenação contra aqueles que praticam a injustiça com a pretensão de serem dos seus e de terem direito à salvação.

Salta à vista, de modo extremamente dramático, a urgência da conversão no “hoje” da nossa vida. Muitos ricos encontraram Jesus, escutaram a sua pregação, falaram com Ele e até O convidaram para jantar em sua casa. No entanto, quantos deles acolheram a sua chamada à conversão e à solidariedade para com os pobres, como fez Zaqueu? A parábola põe de sobreaviso sobre o resultado final da opção de vida dos ricos insensíveis e corruptos: Mas ai de vós, os ricos! tinha advertido Jesus.

Alertados, portanto, para o perigo das riquezas, que é capaz de impedir a entrada no Reino, os ouvintes perguntam: Quem pode então salvar-se?

Todos são chamados, judeus e pagãos, mas para todos é a mesma exigência de passar pela porta estreita. A violação da justiça e dos direitos humanos, universalmente discriminatória, pode barrar-nos a porta do Reino. A porta é estreita, mas ainda não está fechada. A porta até pode ser estreita, mas, sendo o próprio Cristo a porta do Pai, torna-se mais forte a esperança de podermos sempre entrar e ser salvos.
Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário