sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 11 de outubro - Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. Lc 11,23


O evangelho de hoje aprofunda gradualmente o tema da relação com Deus e introduz uma dupla convicção: a neutralidade não é possível e não há estados definitivos na vida do discípulo, a não ser a fidelidade de Deus.
A relação com Deus manifesta-se na redução do mal e na vitória sobre ele. O Evangelho associa o tema anterior da oração à atividade de exorcista de Jesus: primeiro pedia-se que viesse o Reino de Deus, agora Jesus afirma que este está a chegar e que o sinal principal do mesmo é a expulsão dos demônios.

O mais interessante é que, os seus adversários deturpam tudo o que foi dito anteriormente, acusando Jesus de agir em conluio com Belzebu. Todavia, o Evangelho continua a afirmar que Jesus, graças à sua profunda comunhão com Deus, é capaz de reduzir e de erradicar o mal que existe nas pessoas e à volta delas.

A neutralidade não é possível. Frente à esperança de uma verdadeira redução e eliminação do mal, não é possível ser-se neutro, porque, como diz Jesus, quem não está comigo, está contra Mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. No empenho de tornar presente o Reino de Deus, devemos tomar a decisão de ser a favor de Jesus, de recolher com Ele; porque não fazer o bem à maneira de Jesus significa que, em certo sentido, se está a consentir no mal. Não há estados definitivos na luta contra o mal a não ser a vitória pascal de Jesus sobre a morte.

O discípulo missionário viverá sempre no gerúndio: convertendo-se, empenhando-se, aprendendo; de fato, será precisamente no dia em que quiser viver no particípio – convertido, empenhado, instruído –, que começará a estar cheio de si, desejoso de se salvar sozinho.

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário