quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 03 de outubro - O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. Lc 10,1

O chamado feito por Jesus aos setenta e dois discípulos, representando cada grupo de seis uma das doze tribos do Israel de Deus, tem lugar depois do chamamento dos Doze. Ambas as missões queridas por Jesus são subsidiárias e preparatórias da sua passagem pessoal. A preparação para a missão consiste na pertença à comunidade dos discípulos de Jesus no sentido mais lato do termo, inclusive entre os não-judeus; é a própria pessoa de Jesus que surge como Palavra de Deus.

Na comunidade original dos seus discípulos, o próprio Jesus começa a explicar as Escrituras como um evangelho, visto ser essencial a função de uma leitura das Escrituras, explicada e entendida, na comunidade dos discípulos de Cristo.

Ao confiar aos discípulos a missão de anunciar o Reino de Deus, Jesus também ensina as modalidades da própria missão: a valorização da hospitalidade, mas também a urgência e a prioridade absoluta da missão em relação à cultura da época. É um anúncio de paz, reforçado por gestos a favor tanto dos evangelizadores como dos evangelizados e que tem por objeto a proximidade do Reino de Deus: a chegada do Senhor Jesus e a sua passagem.

Foi assim, então, no mundo da Palestina, e é sempre assim em qualquer parte do mundo e em qualquer época. As instruções de Jesus sobre as atitudes dos discípulos em caso de recusa de hospitalidade ou de rejeição do anúncio do Reino de Deus estão marcadas pela prioridade da missão. Jesus pretende tranquilizar os seus missionários sobre o fato de que a rejeição que possam sofrer já não lhes diz respeito, está completamente nas mãos do Senhor. Até a rejeição e a perseguição de Jesus e por Jesus podem tornar-se oportunidades de configuração dos discípulos missionários com a Páscoa do seu Mestre.

Aos discípulos missionários é pedido que ardam com a mesma paixão e com o mesmo amor pelo mundo, a fim de que todos sejam salvos, partindo em busca dos homens e das mulheres de cada geração, de cada lugar e cidade, para que a ninguém falte quem lhe anuncie o evangelho da salvação.

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário