quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 16 de outubro - Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber. Lc 11,44


A passagem evangélica de Lucas, que se assemelha a uma condenação profética dos fariseus e dos doutores da lei, põe de sobreaviso a comunidade cristã de ontem e de hoje contra as tentações do legalismo, do formalismo e do ritualismo discriminante, que alimentam aquele grande inimigo da obra salvífica de Cristo que é a soberba e fechamento.
A perversão da Lei no formalismo exterior e a redução da vocação do povo eleito a privilégio exclusivista contra os pagãos minam a universalidade da salvação e a missão dos discípulos de Jesus.

Jesus denuncia, antes de mais, os abusos dos fariseus no âmbito das oferendas. Eles são capazes de observar normas mínimas e marginais, como o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as ervas. Jesus não quer eliminar estas práticas, mas colocá-las no seu justo contexto, no âmbito da verdadeira relação de fé para com Deus e de amor para com o próximo.
Fazer uma oferenda sem um envolvimento pessoal num caminho de conversão pode transformar-se na desculpa para ignorar preceitos fundamentais, como a justiça e o amor a Deus, realidades que exigem uma transformação decidida e contínua do próprio coração e do mundo.
A outra denúncia é movida por Jesus contra a tendência de procurar honras, de perseguir gratificações e de se dar ares de poder, ocupando os primeiros lugares. A insistente preocupação em aparecer é o resultado de uma corrupção interior que torna o homem semelhante a um sepulcro, talvez suntuoso por fora, mas cheio de podridão por dentro. Enquanto o interior permanece invisível aos olhos dos outros, o exterior é exageradamente cuidado com fins egoístas.
As palavras de Jesus ressoam com força, atingindo não só os fariseus, mas também os doutores da Lei, que se sentem profundamente ofendidos por Ele.
A Lei é dada para servir a vida, guardando-a e promovendo-a. A fé nunca é realidade que desumaniza: pelo contrário, estimula cada criatura ao seu pleno florescimento. Encontramo-nos numa perspectiva claramente apostólica: frente à exigência da universalidade da salvação de Deus e da missão de Jesus e dos seus discípulos, os fariseus e os doutores da Lei devem pôr em questão o seu próprio modo de pensar a relação com Deus, de agir e de propor a salvação.

O missionário é chamado a fazer-se próximo de todos, porque Deus não faz acepção de pessoas. Lucas usa uma fórmula carregada de significado para exprimir a abertura universal da salvação oferecida por Deus em Jesus e da missão da sua Igreja: “Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que possuís e tudo para vós ficará puro”. Para serdes puros, praticai a misericórdia, vivei a caridade.

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário