segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 28 de outubro - Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Lc 6,12


No episódio evangélico de hoje, podemos contemplar Jesus que passa toda a noite em oração porque está prestes a fazer uma eleição que reforçará para sempre a sua ligação com os seus discípulos. Trata-se de um empenho definitivo, porque Ele instituirá com os Doze a sua comunidade messiânica; escolherá as doze colunas sobre as quais edificará, como fora prometido pelos profetas, o povo da nova aliança, a Igreja.

Nos seus relatos evangélicos, Lucas mostra-nos em numerosas ocasiões como a oração, aquele encontro de diálogo íntimo e amoroso com o seu Pai Celeste, era importante para Jesus. Em certas ocasiões, detém-se a descrever estes episódios e até o conteúdo das orações de Jesus, de modo que cada discípulo possa aprender a rezar como deve ser.

Assim, o devoto deve estar disposto a escutar aquilo que o Senhor tem para lhe dizer e a fazer aquilo que Ele manda, em vez de multiplicar as suas palavras inúteis para pedir a Deus que satisfaça todos os seus pedidos egoístas. A verdadeira oração cristã nasce em Deus, impregna a nossa ação, transforma a nossa existência e regressa a Deus com sentimentos de gratidão, obediência filial, oferenda de si e solidariedade para com os outros.

Lucas sublinha, portanto, como todas as decisões cruciais da vida de Jesus foram tomadas num contexto de oração, desde o Batismo – poderíamos até regressar à sua infância –, até ao Getsémani e à Cruz.
A oração, portanto, revela-se como alma da missão, ou seja, como fiel e eficaz presença de Deus na atuação da sua Igreja para salvação do mundo a quem é enviada.

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário