domingo, 6 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 06 de outubro - Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!' Lc 17,5


O evangelho de hoje oferece-nos um relato significativo sobre a fé e uma breve parábola sobre o nosso papel de servidores de Deus.
Ao contemplar o dever cristão da missão, entramos em consonância com os discípulos, quando eles imploram a Jesus: “Aumenta a nossa fé!”
Ao pedido de uma maior fé, Jesus responde fazendo uma comparação entre dois extremos, equiparando a imagem de uma semente proverbialmente pequena, a semente de mostarda, com a semente de uma grande árvore, a amoreira.
Leva-nos a superar a lógica comum mediante o uso de uma imagem original, sugerindo que a fé não atua segundo os critérios humanos normais, mas que, pelo contrário, parece incompreensível aos olhos humanos, como uma amoreira plantada no meio do mar. Subjacente à fé está a profunda confiança em Deus e na forma como Ele atua.

Cada missionário com uma certa experiência talvez já tenha experimentado os frutos produzidos pela ação de Deus em circunstâncias que pareciam completamente hostis a qualquer resultado. O evangelho de hoje desafia-nos a crer em Deus para além dos limites da lógica humana e do sentido do possível, tornando-nos assim um só com a mente, a imaginação, a lógica e o coração de Deus.

Quais são os ensinamentos para todos nós, “enviados” de hoje? Devemos reconhecer humildemente que nos falta muita fé na nossa missão de evangelização do mundo. O Senhor talvez não nos diga: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: “Arranca-te daí e planta-te no mar.” E ela obedecer-vos-ia.” Não é possível ter uma fé capaz de deslocar as montanhas se nos falta aquela fé essencial em Jesus Senhor, em Jesus ressuscitado e vivo em nós, sua Igreja.
De que serve querer possuir uma fé que realiza milagres diante das multidões, ou poderes de cura, ou poderes excecionais para iludir pagãos e cristãos de hoje? O próprio Jesus realizou inúmeros milagres diante dos seus contemporâneos e dos seus apóstolos, e isso não aumentou a sua fé.

O essencial é ter a humildade dos apóstolos de pedir sem cessar ao Senhor que venha em sua ajuda: “Aumenta a minha fé! Em cada Eucaristia, encontro com o Ressuscitado, peçamos-Lhe também nós a fé necessária para podermos encontrá-l’O vivo nas nossas vidas e no nosso mundo. Só a oração – alma da missão – torna possível a fé.

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário