segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 07 de outubro - Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' Lc 1,38


Jesus nasceu de Maria. Foi seu único Filho. Desde o início as comunidades cristãs interpretaram as Sagradas Escrituras interpondo a pessoa de Maria à vinda do Messias, o Salvador prometido, o Ungido do Senhor.

Por isso ainda hoje (e mais ainda hoje) podemos venerar invocar e cultuar Maria. E a seu exemplo de primeira e maior discípula conhecer e seguir Jesus.
Sendo bíblico e cristocêntrico o culto mariano é missionário. A Virgem Maria é referência no discipulado: nossa vivência íntima e social com o Senhor. Especialmente em nossa cultura atual que multiplica ao mesmo tempo as “certezas do saber e as incertezas do ser” o discípulo-missionário vai com Jesus Cristo pelos caminhos da vida, sob o olhar materno de quem o gera em nós.

Toda reflexão sobre a prática do discipulado nos leva de imediato à pessoa de Nossa Senhora e ao seu papel na missão do Filho e da Igreja. Quem segue Jesus na Igreja deve ter presente a qualidade de fé vivida por Nossa Senhora nas situações comuns.
Vemos nela a guia, a mestra do discipulado. A alegria messiânica embala o coração a partir da certeza da fé: o Papa Francisco disse: Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus “caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária”.

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário