segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordeinário: 14 de outubro - Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Lc 11,29


A liturgia da Palavra de hoje está focada na potência do anúncio do Evangelho. A palavra anunciada está grávida de salvação e, por isso, precisa encontrar ouvintes dispostos a acolhê-la e escutá-la.
O Evangelho fala-nos dos estrangeiros e da sua relação com Deus. O Mestre é cercado pelas multidões que o assediam e denuncia uma atitude deformadora que avilta a experiência da fé: a busca de sinais. A geração com a qual Jesus tem de lidar é “má” porque pede continuamente demonstrações exteriores, quase como se quisesse encerrar Deus e a sua vontade salvífica dentro dos angustiosos parâmetros de uma relação automática, mágica, de causa e efeito, regulável e domável pelo poder humano.

Jesus não quer dar sinal nenhum a não ser o sinal de Jonas. O Livro de Jonas apresenta-se como um relato didático sobre a existência de um profeta que é enviado a pregar fora de Israel, em Nínive, capital dos assírios, inimigos acérrimos e pagãos do povo da aliança: verdadeiros estrangeiros, em todos os sentidos, e afastados por excelência. A inesperada missão leva Jonas a experimentar o ardente desejo que Deus tem de chamar a si os afastados, de anunciar também aos pagãos o seu perdão, de salvá-los graças à penitência e à conversão. Rebelde e relutante frente à Palavra divina, Jonas torna-se sinal da atuação salvífica para os ninivitas.
O Filho do Homem também é apresentado como sinal para a sua geração, o único sinal digno de crédito. Já na sinagoga de Nazaré, Jesus recorda que Deus enviou os seus profetas, Elias e Eliseu, não só para curar não-judeus, mas pagãos. Ora, Ele mostra que a sua vinda não está destinada a levar a salvação apenas a Israel, mas a todos.
E hoje, a sua Igreja, sacramento universal de salvação, em permanente estado de missão, é enviada a todos, convoca todos para Cristo. Na perseguição, revive a paixão redentora do seu Senhor; no acolhimento, experimenta a eficácia da sua Páscoa; e, no crescimento batismal dos seus filhos, a fecundidade generosa da misericórdia e do perdão do seu Senhor, Mestre e Esposo, Jesus Cristo.

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário