sábado, 19 de outubro de 2019

Mês Missionário Extraordinário: 19 de outubro - Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Lc 12,10


No evangelho de hoje, é surpreendente a afirmação de Jesus, segundo a qual a afronta contra o Espírito Santo nunca poderá ser perdoada, se a compararmos com aquela parte do Evangelho em que se narra a parábola do filho pródigo, cujo tema principal é o perdão dos pecados.

Os discípulos rejeitam Jesus no momento em que é preso, como o testemunha a negação de Pedro, o primeiro dos seus apóstolos. Pedro não consegue reconhecer nem aderir completamente a Jesus porque ainda não assistiu à sua Paixão nem à sua Ressurreição, e ainda não recebeu o Espírito Santo, no Pentecostes.
Depois de ter recebido o Espírito Santo, a experiência do Evangelho está completa, e Pedro, renovado, está agora cheio da força de Cristo ressuscitado, certo do dom da fé.

Aquele que tiver rejeitado o Filho do Homem durante o seu ministério terreno será perdoado e terá uma nova oportunidade através do dom do Espírito. No Pentecostes receberá, portanto, uma possibilidade de conversão e de perdão. No entanto, como poderá ser perdoado quem rejeita o próprio Espírito, fonte e realização do perdão, do arrependimento e da renovação dos discípulos na Páscoa de Jesus? Trata-se de um encerramento total, livre e consciente à ação do Espírito, ao seu movimento de reconciliação e de perdão, a ponto de que ninguém poderá ser forçado a ser salvo, contra a sua explícita vontade e ação.

O encontro com o Espírito de Deus ou a rejeição do mesmo constitui uma misteriosa relação da nossa consciência e da nossa liberdade com Deus: o nosso coração só pode ser plenamente perscrutado por Deus e em Deus. Só Deus, que conhece os nossos corações, concede o perdão dos pecados e a salvação.

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário