terça-feira, 28 de maio de 2019

28 de maio - Santa Ubaldesca Taccini


Santa Ubaldesca Taccini é uma santa que marcou profundamente a vida espiritual de Pisa nos séculos XII e XIII, junto com Santa Bona, São Guido da Gherardesca e São Ranieri. Em um período histórico que viu a República Marítima de Pisa dominar o Mediterrâneo e os seus cidadãos gozarem de um alto padrão de vida, a santa propôs um modelo de vida separada da vida social da cidade e estritamente fiel à mensagem de pobreza e de renúncia pregada por Jesus.

Nascida em Calcinaia em 1136 de pais de condições humildes, Ubaldesca, filha única, desde jovem mostrava-se humilde e dedicado aos pais e a Jesus. Diligente na prática da oração, muitas vezes acompanhada de jejum, a Santa de Pisa se destacou especialmente pela caridade exercida junto aos pobres.

Quando tinha cerca de catorze anos, um dia, enquanto assava o pão da família, teve a visão de um anjo que lhe ordenou que entrasse no convento da Ordem de São João de Jerusalém (estabelecida alguns anos antes, em 1099, em Jerusalém, na Igreja de São João Batista sob a regra de Santo Agostinho). Ela ficou surpresa e disse:

"Mas eu não tenho dote. E meus pais não podem me dar nada".
"As freiras não precisam tanto de dotes quanto de virtudes", respondeu o anjo.
Ubaldesca sorriu. "Mas e se eu não tiver virtudes?"
E o anjo no mesmo tom de voz: "O Espírito Santo suprirá". Então, gravemente: "Não há mulher em Pisa que seja mais cheia de virtudes do que você. E por sua causa, de seus méritos, a cidade será liberta de grandes perigos".

O mensageiro de Deus desapareceu, e a menina, esquecendo o forno e o pão, correu para os campos onde seus pais estavam trabalhando para lhes contar o que havia acontecido e pedir permissão para irem embora. Sem mais reflexão ou demora, eles concordaram; os três partiram para o convento de São João do Templo de Carraia, em Pisa.

Prevenida pelo anjo, a abadessa e suas quarenta freiras de clausura ficaram atrás da porta do recinto para esperar a postulante, que foi recebida assim que bateu. Todos foram à igreja onde Ubaldesca recebeu imediatamente o vestido vermelho e o manto negro na presença de seus pais, que choraram de alegria e tristeza e voltaram para casa depois de verem as portas do convento fecharem-se sobre a única filha.

No dia seguinte, com o suprimento de pão exaurido, eles se lembraram do pão no forno, e não sem irritação. Eles acreditavam que fosse completamente carbonizado. Mas, ao remover a pedra do forno, encontraram o pão assado na perfeição e mais dourado do que nunca. Não acreditando em seus olhos, eles levaram para as irmãs, como um sinal de agradecimento e uma prova do milagre.

Durante os 55 anos de vida religiosa, Ubaldesca praticou no mosteiro e no hospital da cidade a humildade e a caridade, mortificando continuamente seu corpo com jejuns intensos e prolongados. A santa realizou milagres já durante sua vida e depois de sua morte ocorrida no dia 28 de maio de 1206, Festa da Santíssima Trindade, as curas extraordinárias ligadas ao seu nome se multiplicaram.

Os escritos da época narram milagres como converter a água em vinho imitando ao Messias, manter o pão durante três dias dentro do forno sem queimar-se e tirar água de um poço seco, resultando que a representação mais comum dela é com um trigo na mão e uma vasilha de vinho ou uvas na outra.

Atualmente algumas relíquias de Ubaldesca Taccini são encontradas também em Malta, concedidas em 31 de junho de 1587. O Papa Sisto V (1585-1590) concedeu a indulgência plenária a quem visitasse a Igreja de Malta no dia 28 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário