sexta-feira, 3 de maio de 2019

03 de maio - Santo Estanislau Kazimierczyk


"Santo Estanislau Kazimierczyk, religioso do século XV, pode ser também para nós exemplo e intercessor. Toda a sua vida estava vinculada à Eucaristia. Em primeiro lugar na igreja do Corpus Domini em Kazimierz, na hodierna Cracóvia onde, ao lado da mãe e do pai, aprendeu a fé e a piedade; onde emitiu os votos religiosos na Congregação dos Cônegos Regulares; e onde trabalhou como sacerdote e educador atento ao cuidado dos necessitados. Porém, estava ligado de maneira particular à Eucaristia, através do amor fervoroso por Cristo presente sob as espécies do pão e do vinho; vivendo o mistério da morte e da ressurreição, que se cumpre na Santa Missa de modo incruento; através da prática do amor ao próximo, cuja fonte e sinal é a Comunhão."

Papa Bento XVI – Homilia de Canonização – 17 de outubro de 2010de outubro de 2010

Estanislau Kazimierczyk nasceu em 27 de setembro de 1433, e desde a infância estava ligado à Igreja de Corpus Domini, onde foi batizado, e sempre participou na escola paroquial, recebendo seus primeiros ensinamentos. Depois de completar os anos necessários, ele se matriculou na Academia de Cracóvia, onde estudou até a idade de 23 anos. Pouco tempo depois ele decidiu entrar na Ordem dos Cônegos Regulares - uma congregação que ele conhecia desde a infância.

Homem de grande humildade, seus biógrafos atestam a paciência, a castidade e modéstia, como virtudes recorrentes deste religioso piedoso. A Santa Missa sempre foi para ele um evento extremamente importante - a partir dela começava seus dias todas as manhãs. Também famosa era sua fecundidade no pregar, o que lhe permitiu, graças às fervorosas homilias cheias de zelo, reunir uma grande abundância de trigo entre as almas.

Estanislau também foi educador de jovens religiosos, a quem ele sempre tentou inculcar um amor pelo Santíssimo Sacramento semelhante ao dele. Os jovens monges o tinham em grande estima e tinha sua confiança, porque ele não só lhes ensinava a Doutrina cristã, mas tentava (com sucesso) testificar com a sua vida.

O compromisso com o qual ele cuidava das coisas do convento, cuidado e atenção dedicados aos noviços e aos pobres que batiam na porta, a diligência com a qual ele preparava as suas próprias homilias, dedicação em ouvir confissões e finalmente sua sincera e fervorosa devoção, deram-lhe um grande respeito, um grande respeito que gerou uma grande reputação da sua santidade.

Essa opinião foi reforçada imediatamente após a morte de Estanislau em 03 de maio de 1489, porque já no primeiro ano após a sua morte, os fiéis começaram a orar a Deus através de sua intercessão.

As crônicas do convento anotam quase duzentas graças atribuídas a sua intercessão. Seus contemporâneos pegaram depoimentos que falam sobre a excelência de sua vida e suas virtudes excepcionais.

Padre Estanislau foi enterrado sob o pavimento de tijolo, perto do altar de Santa Maria Madalena, padroeira dos tecelões, como seu pai. Em 1632, um altar foi construído especial onde as relíquias de Padre Estanislau foram colocadas.

Um fervoroso defensor da causa da beatificação de Estanislau Kazimierczyk foi Karol Wojtyła, que, sendo bispo de Cracóvia, visitou repetidamente a igreja de Corpus Domini. Ele mesmo, mais tarde, tendo subido ao trono de Pedro, em 18 de abril de 1993, o beatificou e em sua homilia declarou:

“A vida Estanislau Kazimierczyk estava intimamente associada com Cracóvia, com a sua famosa Academia e ao mosteiro de Corpus Christi Igreja em Kazimierz, onde amadureceu e desenvolveu a sua vocação.
O Servo de Deus Estanislau viveu no século XV, em tempos muito distantes. Na história de Cracóvia, era uma época excepcional - a era dos santos, uma era de florescimento especial da vida espiritual e religiosa. Neste mesmo século, Cracóvia formou inúmeros santos. Idade abençoada! Sua imagem espiritual foi criada por santos e bênçãos, entre eles Estanislau Kazimierczyk: um fervoroso devoto da Eucaristia, professor e protetor da verdade do Evangelho, educador, guia da vida espiritual, guardião dos pobres.
A memória da santidade do Servo de Deus vive e continua até hoje. Esta memória do povo de Cracóvia, especialmente o povo de Kazimierz, expressa através da oração e intercessão com suas relíquias, feita ininterruptamente ao longo do tempo. Como arcebispo de Cracóvia, tinha frequentemente presidido estas orações. Hoje, a Santa Igreja confirma solenemente seu culto, elevando-o à glória dos altares.”

Em 19 de dezembro de 2009, o Santo Padre Bento XVI confirmou um milagre obtido pela intercessão do Beato Estanislau, e o canonizou em 17 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário