segunda-feira, 17 de junho de 2019

17 de junho - Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Mt 5,39

Esse tapa já se tornou um clássico para ridicularizar os cristãos. Na vida, afinal, a lógica do dia-a-dia nos diz que devemos lutar, devemos defender o nosso espaço e, se nos derem um tapa, vamos devolver dois, para nos defender. Além disso, quando eu aconselho os pais sobre como repreender seus filhos, sempre alerto: ‘Mas nunca batam na face deles’, porque ‘a face é a dignidade’. Jesus, no entanto, nos surpreende: depois de falar sobre oferecer a outra face, ele nos ensina a entregar também o nosso manto, a despojar-nos de tudo.

A justiça que Ele traz é uma justiça totalmente diferente do ‘olho por olho, dente por dente’. É outra justiça. Podemos entendê-la quando São Paulo fala dos cristãos como pessoas que não têm nada e que, ao mesmo tempo, têm tudo. A segurança cristã está justamente nesse “tudo”, de Jesus. As outras coisas são “nada” para o cristão. Para o espírito do mundo, o ‘tudo’ são as coisas: a riqueza, as vaidades, e o “nada” é Jesus. Se um cristão caminha cem quilômetros quando lhe pedem caminhar dez, é porque, para ele, isso é ‘nada’, e, com serenidade, ele pode ​​dar o manto quando lhe pedem a túnica. Este é o segredo da magnanimidade cristã, que sempre caminha junto com a mansidão: é o “tudo”; é Jesus Cristo.

O cristão é uma pessoa que engrandece o próprio coração com essa magnanimidade, porque ela tem o ‘tudo’, que é Jesus Cristo. As outras coisas são o ‘nada’. São boas, são úteis, mas, no momento do confronto, ele sempre escolhe o ‘tudo’, com aquela brandura, com aquela mansidão cristã que é a marca dos discípulos de Jesus: mansidão e magnanimidade. E viver assim não é fácil, porque nós realmente levamos muitas bofetadas, não é mesmo? E nas duas faces! Mas o cristão é humilde, o cristão é magnânimo: ele dilata o seu coração.
O verdadeiro cristão sabe resolver essa oposição bipolar, essa tensão entre o tudo e o nada, do jeito que Jesus recomendou: ‘Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e o resto virá por acréscimo’. O Reino de Deus é o ‘tudo’, o resto é secundário, não é principal. E todos os erros cristãos, todos os erros da Igreja, todos os nossos erros, nascem daqui, quando dizemos que o nada é tudo e que o tudo… bom, parece que ele não conta…  
Seguir Jesus não é fácil, não é fácil. Mas também não é difícil, porque, no caminho do amor, Deus faz as coisas de modo que possamos seguir em frente. Deus mesmo engrandece o nosso coração.

Papa Francisco – 17 de junho de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário