sexta-feira, 7 de junho de 2019

07 de junho - São Roberto de Newminster


São Roberto nasceu em Gargrave, no condado de York, na Inglaterra por volta do ano 1100. Sua história está ligada à ordem cisterciense, de fato, ingressou ainda jovem nessa ordem monástica.

Estudou em Paris e, ao retornar à pátria, foi ordenado sacerdote. Seus dons de sabedoria e piedade eram apreciados por todos os monges e por volta de 1138 foi encarregado de fundar o segundo mosteiro cisterciense na Inglaterra, na localidade de Newminster, esta abadia prosperou rapidamente e por sua vez conseguiu expandir fundando outros três mosteiros: Pipewell em 1143, Roche em 1147 e Sawley em 1148. 

Como abade dessa nova fundação, são Roberto se preocupou principalmente da formação espiritual dos jovens. Para eles dedicou vários escritos e o exemplo de sua vida: a caridade e a oração eram instrumentos frequentes para levar a Palavra de Deus para a juventude.

Roberto dirigiu o mosteiro infundindo uma simplicidade de vida em conformidade com seus princípios, distinguiu-se por sua mortificação por jejuar em pão e água durante toda a Quaresma.

Ele tinha o dom da profecia, um dia durante a celebração da missa, ele avisou que não muito longe dali um navio naufragara, assim, reuniu os monges enviando-os para enterrar os náufragos.

Injustamente acusada de dar atenção a uma mulher que morava perto da abadia, ele foi encontrar-se com São Bernardo para se exonerar, mas não houve necessidade, porque o santo fundador teve uma revelação celestial sobre sua inocência; uma grande amizade foi estabelecida entre os dois e São Bernardo lhe deu seu cinturão, que foi mantido em Newminster e a cujo contato muitas pessoas doentes recuperaram sua saúde.

Conheceu o papa Eugênio III em 1147, durante sua passagem pela França, que o recebeu com honra e recomendou-o ao bispo de Durham, em cuja diocese estava a abadia de Newminster; por sua vez, o bispo doou o distrito de Wolsingham. 

Sua morte ocorreu em 1159, depois de receber os sacramentos e cercado por seus monges. Seu amigo, são Godrico, relatou que no dia da morte do amigo teve uma visão: a alma de são Roberto, como uma bola de fogo, era elevada por um grupo de anjos até as portas do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário