domingo, 16 de junho de 2019

16 de junho - Tudo o que o Pai possui é meu. Jo 16,15


No dia de hoje contemplamos a Santíssima Trindade, do modo como Jesus nos fez conhecer.
Ele revelou-nos que Deus é amor, "não na unidade de uma única pessoa, mas na Trindade de uma só substância":  é Criador e Pai misericordioso; é Filho Unigénito, eterna Sabedoria encarnada, morto e ressuscitado por nós; é, finalmente, Espírito Santo que tudo move, cosmos e história, rumo à plena recapitulação final.

Três Pessoas que são um só Deus, porque o Pai é amor, o Filho é amor e o Espírito é amor. Deus é tudo e somente amor, amor puríssimo, infinito e eterno.

Não vive numa solidão maravilhosa, mas é sobretudo fonte inesgotável de vida que se doa e se comunica incessantemente. Em certa medida podemos intuí-lo, observando quer o macrouniverso:  a nossa terra, os planetas, as estrelas e as galáxias; quer o microuniverso:  as células, os átomos e as partículas elementares. Em tudo o que existe está num certo sentido gravado o "nome" da Santíssima Trindade, porque todo o ser, até às últimas partículas, é um ser em relação, e assim transparece o Deus-relação, transparece por fim o Amor criador. Tudo deriva do amor, tende para o amor e se move impelido pelo amor, naturalmente com diferentes graus de consciência e de liberdade.

"Ó Senhor, nosso Deus / como é admirável o vosso nome em toda a terra" (Sl 8, 2), – exclama o salmista.

Falando de "nome" a Bíblia indica o próprio Deus, a sua identidade mais verdadeira; identidade que resplandece sobre toda a criação, onde cada ser, pelo próprio facto de existir e pelo "tecido" de que é feito, faz referência a um Princípio transcendente, à Vida eterna e infinita que se doa, em síntese, ao Amor. "É nele – disse São Paulo – que realmente vivemos, nos movemos e existimos" (At 17, 28).
A prova mais forte de que fomos criados à imagem da Trindade é esta:  somente o amor nos torna felizes, porque vivemos em relação, e vivemos para amar e ser amados. Utilizando uma analogia sugerida pela biologia, diríamos que o ser humano traz no seu "genoma" o vestígio profundo da Trindade, de Deus-Amor.

Papa Bento XVI – 07 de junho de 2009

Hoje celebramos:
Santíssima Trindade
Santa Lutgarda
São Tícon
Beato Tomas Reding
Beata Maria Teresa Scherer



Nenhum comentário:

Postar um comentário