sábado, 29 de junho de 2019

29 de junho - Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. Lc 2,51


A contemplação de Cristo tem em Maria o seu modelo insuperável. O rosto do Filho pertence-lhe a título especial, porque foi no seu seio que se formou, assumindo dela também um semblante humano.
Ninguém se dedicou à contemplação de Jesus com tanta assiduidade como Maria. O olhar do seu coração concentra-se sobre Ele já no momento da Anunciação, quando O concebe por obra do Espírito Santo; nos meses seguintes sente pouco a pouco a sua presença, até ao dia do nascimento, quando os seus olhos podem fixar com ternura materna o rosto do Filho, enquanto o envolve em faixas e o coloca na manjedoura.

As recordações de Jesus, gravadas na sua mente e no seu coração, marcaram cada momento da existência de Maria. Ela vive com os olhos postos em Cristo e valoriza cada uma das suas palavras. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração, assim apresenta são Lucas a atitude de Maria diante do Mistério da Encarnação, atitude que se prolongará por toda a sua existência.

Lucas é o evangelista que nos faz conhecer o Coração de Maria, a sua fé, a sua esperança e obediência, a sua interioridade e oração, a sua adesão livre a Cristo. E tudo isto procede do dom do Espírito Santo que desce sobre Ela, como descerá sobre os Apóstolos segundo a promessa de Cristo.

Esta imagem de Maria apresenta-a como modelo de cada crente que conserva e confronta as palavras e as ações de Jesus, um confronto que é sempre um progredir no conhecimento d’Ele. 

Papa Bento XVI – 28 de dezembro de 2011

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário