sábado, 15 de junho de 2019

15 de junho - Seja o vosso'sim': 'Sim', e o vosso'não': 'Não'. Mt 5,37


Um cristão verdadeiro não pode ser hipócrita e um hipócrita não é um verdadeiro cristão.
A linguagem do hipócrita é a linguagem do engano, é a mesma linguagem da serpente a Eva, a mesma. Começa com a adulação: “Não... se comerdes isto sereis grandes, conhecereis tudo...”, para a destruir.

Com efeito, a hipocrisia, destrói, mata, mata as pessoas, até arrebata a personalidade e a alma de uma pessoa. Mata as comunidades. E, quando há hipócritas numa comunidade há também um grande perigo, um perigo terrível. Por isso o Senhor Jesus disse-nos: Seja o vosso falar sim sim, não não. O supérfluo procede do maligno. Foi claro. E em relação a isto, São Tiago na sua Carta é mais vigoroso ainda: “O vosso sim seja sim e o vosso não seja não”.

Palavras claras que nos fazem compreender hoje quantos dano» a hipocrisia causa à Igreja.
Quanto mal provocam os cristãos que caem nesta atitude pecaminosa que mata. Porque o hipócrita é capaz de matar uma comunidade. Enquanto fala docemente julga com brutalidade uma pessoa. O hipócrita é um assassino.
A hipocrisia começa com a adulação, a ela só se responde com a realidade, e a hipocrisia usa a mesma linguagem do diabo que semeia a língua bifurcada nas comunidades para as destruir. Portanto, peçamos ao Senhor que nos guarde para não cairmos neste vício da hipocrisia, de disfarçar o comportamento para esconder as más intenções. Que o Senhor nos conceda esta graça: “Senhor, que eu nunca seja hipócrita, que saiba dizer a verdade e se não puder dizê-la, que me cale, mas nunca, nunca a hipocrisia”.

Papa Bento Francisco – 31 de outubro de 2018

Hoje celebramos:
            Beato Clemente Vismara

Nenhum comentário:

Postar um comentário