quarta-feira, 5 de junho de 2019

05 de junho - São Franco de Assergi


São Franco nasceu em Roio (L'Aquila), sob o pontificado do Papa Adriano IV (1154-1159), no seio de uma família de camponeses ricos. Sob a liderança de um padre da cidade, Palmerio, ele fez seus primeiros estudos e, então, entrou no mosteiro beneditino de São João Batista de Lucoli, onde permaneceu por vinte anos, após esse tempo, deixou o convento para viver como eremita. 

O primeiro período passou na mata de Lucoli, alimentando-se de "ervas e sementes de maça selvagem". 
No segundo, o mais incerto, ele vagou aqui e ali na cadeia central dos Montes Apeninos, que culmina no cume de Velino; depois passou para a cadeia do Gran Sasso. 
O terceiro período passou nas montanhas de Assergi: cinco anos em Vasto, quinze nas montanhas de Sabine. Em Vasto, um lugar íngreme e pitoresco foi escolhido, mas árido e desprovido de abrigos, uma cabana foi construída de acordo com o sistema tradicional de pastores e a água jorrou do penhasco através de suas orações; ainda hoje, jorra na primavera, a cerca de mil e oitocentos metros acima do mar, é chamada "a água de São Franco"; os peregrinos e devotos  bebem e se lavam para curar doenças, especialmente a pele. 

Depois ele passou para as montanhas Sabini para escapar dos visitantes, e parou em um lugar mais perto de Assergi, mas mais impermeável, onde, segundo a lenda, uma ursa com três ursos levou-o para uma caverna e manteve-lhe como companhia por um longo tempo. Nas principais Festas da Igreja, todo ano ele ia a Assergi para receber a Comunhão, talvez na igreja de Santa Maria in Silice. 

Segundo a lenda, foi nessa época que aconteceu o episódio da criança embrulhada em um manto, salva da boca de um lobo; o hagiógrafo reporta o fato em termos muito moderados e realistas; até mesmo a imaginação de artistas, pintores e escultores, foi inspirada por ele desde os tempos antigos e o santo é sempre representado com um lobo ao lado dele segurando um bebê em sua boca. 

Quando o eremita, devido à sua saúde precária, sentiu que seu fim estava próximo,  ele deitou-se com os com os braços cruzados. À noite, os sinos de Santa Maria in Silice soaram sozinhos antes do horário habitual e os galos da cidade cantaram de maneira incomum. A população acordou, olhou em direção de sua caverna e viram uma luz: foram até lá e encontraram o eremita morto. 
Com grande veneração, seu corpo foi levado para a aldeia e enterrado na cripta da igreja do mosteiro. 

Inúmeros milagres ocorreram devido à sua intercessão. Durante séculos multidões de peregrinos, especialmente da área de L'Aquila e Teramo, vão orar sobre seu túmulo e as peregrinações ainda continuam, embora de forma mais reduzida. 

A sua festa litúrgica também chegou cedo; um calendário manuscrito dos monges de Santa Maria in Silice, do início do século XIV, já trazia a festa de Franco. Por esse tempo o mosteiro de Assergi desapareceu e um capítulo secular tomou seu lugar, mas a devoção continuou, tanto que a igreja de Santa Maria in Silice no primeiro século XV foi enriquecida por uma fachada de pedra, que é uma joia da arte românica. 
Em sua vida há muitos elementos para concluir que Franco era um monge e um eremita, mas não um sacerdote. Em 1757, o bispo de L'Aquila, Sabatini, obteve da Sagrada Congregação dos Ritos a extensão da festa litúrgica a toda a diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário