segunda-feira, 17 de junho de 2019

17 de junho - Santo Hervê


Santo Hervê, segundo a lenda, era filho de Hyarnion, menestrel, membro da corte do Rei Childeberto I e de Rivanone.

Seu pai, piedoso e casto homem, deixou a corte do rei Childeberto para retirar-se à terra natal, a Bretanha. A caminho, adormeceu, e um anjo apareceu a ele em sonhos, ordenando-lhe que se casasse com uma jovem, a pura Rivanone.
Desperto, impressionando pelo sonho, Hyarnion não tardou encontrar a mulher que o anjo lhe propusera.

Do casamento de ambos nasceu Hervê, cego. Menino predestinado, buscou com avidez a solidão. Quando seu pai morreu, Rivanona confiou a criança a um homem santo chamado Artian. Mais tarde, Hervé mudou-se para seu tio, que tinha uma pequena comunidade monástica em Plouvien, onde ele experimentou todos os tipos de trabalho na fazenda. Uma lenda conta que um dia ele estava trabalhando nos campos quando um lobo veio e devorou ​​o burro que rebocava o arado. Guirano, o jovem assistente de Hervé, gritou para avisá-lo do perigo, mas ele começou a orar, domando o lobo, que concordou em terminar o trabalho de aragem. Conta-se que a partir de então,o lobo o guiava.

Com seu discípulo Guiharan, Hervé viveu perto de Plouvien como eremita e menestrel. Ele tinha o poder de curar animais e era acompanhado por um lobo domesticado.

Santo Hervê dirigiu um mosteiro em Plouvien, depois transferido para Lanhouarneau, Ele foi acompanhado por discípulos e recusou qualquer ordenação ou honra terrena, aceitando apenas ser ordenado como exorcista. Ele morreu em 556 dC e foi enterrado em Lanhouarneau.

Consta que Santo Hervê participou concílio do Menez-Bré, reunido contra o tirano Conomor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário