sexta-feira, 14 de junho de 2019

14 de junho - Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Mt 5,27


“Não cometerás adultério” – evidencia que o amor fiel de Cristo é a luz para viver a beleza da afetividade humana. De fato, a nossa dimensão afetiva é um chamado ao amor, que se manifesta na fidelidade, no acolhimento e na misericórdia. Isso é muito importante. O amor como se manifesta?
Na fidelidade, no acolhimento e na misericórdia.

São Paulo nos traz um texto revolucionário! Pensar, com a antropologia daquele tempo, e dizer que o marido deve amar a mulher como Cristo ama a Igreja: mas é uma revolução! Talvez, naquele tempo, é a coisa mais revolucionária que foi dita sobre o matrimônio. Sempre, no caminho do amor.

Podemos nos perguntar: este mandamento de fidelidade, a quem é destinado? Somente aos esposos? Na realidade, este mandamento é para todos, é uma Palavra paterna de Deus dirigida a cada homem e mulher.

Recordemos que o caminho da maturidade humana é o percurso próprio do amor que vai do receber cuidado à capacidade de oferecer cuidado, do receber a vida à capacidade de dar a vida. Tornar-se homens e mulheres adultos quer dizer chegar a viver a atitude esponsal e paternal, que se manifesta nas várias situações da vida como a capacidade de tomar sobre si o peso de algum outro e amá-lo sem ambiguidade. É, portanto, uma atitude global da pessoa que sabe assumir a realidade e sabe entrar em uma relação profunda com os outros.

Quem é, portanto, o adúltero, o infiel? É uma pessoa imatura, que tem para si a própria vida e interpreta as situações com base no próprio bem-estar e no próprio contentamento. Portanto, para casar-se, não basta celebrar o matrimônio! É preciso fazer um caminho do eu ao nós, do pensar sozinho ao pensar em dois, do viver sozinho ao viver em dois: é um belo caminho, é um caminho belo. Quando chegamos a descentralizar-nos, então todo ato é esponsal: trabalhamos, falamos, decidimos, encontramos os outros com atitude acolhedora e oblativa.

Papa Bento Francisco – 31 de outubro de 2018

Hoje celebramos:
            Beata NháChica

Nenhum comentário:

Postar um comentário