terça-feira, 18 de junho de 2019

18 de junho - Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Mt 5,44


Jesus nos diz: Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar o teu inimigo, mas acrescenta: Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos!
Nesta estrada não há lugar para o ódio. O nível eleva-se cada vez mais: Jesus primeiro exorta-nos a doar mais aos nossos irmãos e amigos, agora também aos nossos inimigos.

Com efeito o último degrau desta escada rumo à cura traz consigo a recomendação: Rezai pelos que vos perseguem.

Um mandamento - rezar pelos inimigos - que nos pode desorientar, pois, pela ferida que todos nós temos no coração, vem-nos naturalmente a vontade de desejar alguma coisa de desagradável a um inimigo que, por exemplo, fala mal de nós. Mas Jesus diz-nos: “Não, não! Reza por ele e faz penitência por ele”.

Neste sentido o Pontífice narrou que quando era jovem ouvia falar de um dos grandes ditadores do mundo no período pós-guerra, do qual se dizia: Que Deus o leve ao inferno o mais depressa possível! Se do coração saía de maneira imediata este sentimento, o mandamento novo ao contrário exortava: Rezai por ele.
Certamente, é mais fácil rezar por alguém que está distante, por um ditador afastado, que rezar por aquele que me insultou. E, no entanto, é precisamente isto que Jesus nos pede.

Temos vontade de perguntar: Mas, Senhor, para que tanta generosidade? Jesus dá-nos a resposta precisamente no trecho evangélico: Deste modo sereis os filhos do vosso Pai no céu. Se deste modo age o Pai, assim somos chamados a agir para ser filhos. Isto é, esta cura do coração, leva-nos a tornar-nos filhos. E que faz o Pai? Faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos pois é Pai de todos.

Papa Francisco – 14 de junho de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário