quarta-feira, 19 de junho de 2019

19 de junho - Beata Miguelina de Pesaro


Miguelina Metelli nasceu em Pesaro em 1300. Seu nome significa "quem como Deus?", de raiz hebraica. Ele levou uma vida confortável, graças à boa condição econômica que seus pais tinham. Quando ela tinha doze anos de idade, seus pais a deram em casamento a um nobre da família Malatesta, que morreu depois de oito anos de casamento, deixando-a com um filho único, Pardino.

Em sua viuvez, Miguelina conheceu Soriana, uma mulher conhecida por sua vida de santidade que veio para Pesaro, a partir da Síria. Miguelina ficou surpresa ao ver como ela se dirigia aos outros e às virtudes que possuía, inclusive por como vestir-se uma freira. Miguelina convidou Soriana para ficar em sua casa e, com o passar dos dias e da convivência, sentiu o desejo de seguir seu exemplo e praticar a perfeição evangélica. Mas para Miguelina não foi fácil, ela ainda estava apegada às suas riquezas, ela amava muito seu único filho e mantinha a vaidade feminina.

Em uma ocasião, quando Soriana e Miguelina estavam na igreja de São Francisco, rezando, Soriana, arrebatada em êxtase, sentiu uma voz que lhe assegurou que logo Miguelina a seguiria no mesmo caminho. Mais tarde, ambas receberam uma confirmação disso enquanto estavam em oração diante do Crucifixo. Pouco tempo depois o pequeno Pardino morreu, atacado por uma epilepsia e Miguelina aceitou esse grande sofrimento como um caminho de entrega total a Deus.

Para facilitar a maneira de renunciar às garantias deste mundo, Soriana aconselhou Miguelina a ingressar na Terceira Ordem Franciscana; assim, ela prometeu a Deus viver em obediência, pobreza e castidade, e trouxe a Terceira Ordem a Pesaro pela primeira vez. Depois desse importante passo, Soriana desapareceu da cena.

Miguelina seguiu o caminho da santidade, decidiu viver as palavras do Evangelho ao pé da letra: vendeu todos os seus bens e joias e o dinheiro arrecadado foi distribuído aos pobres e começou a pedir esmolas. Mas ela teve que suportar muitas provas, a primeira foi que seus sogros a trancaram em uma torre sob o pretexto de que ela tinha ficado louca; no entanto, seus carcereiros a ajudaram a sair da torre, encantados com a bondade que a mulher penitente projetava; mais tarde, os habitantes da cidade tomaram a sua defesa e a sua família deixou-a viver como desejava.

Sua espiritualidade foi fortalecida pelas meditações contínuas que ela fazia sobre a paixão de Cristo. Isso a motivou a visitar os Lugares Sagrados e fazer uma peregrinação à Palestina. Ela visitou, um a um, os lugares santificados pela presença de Jesus, Maria e os Apóstolos. Seu lugar favorito era a Basílica do Santo Sepulcro e o Monte Calvário. Um dia, enquanto orava neste santuário, ela foi arrebatada em êxtase: O Salvador apareceu a ela, iluminou-a e confortou-a tão maravilhosamente que, quando ela voltou a si, começou a falar com tal ardor da Paixão de Cristo que moveu todos os que a ouviam. Voltou para a Itália levando consigo as mais doces lembranças daquela inesquecível peregrinação.

Durante trinta anos, Miguelina dedicou-se especialmente ao cuidado dos leprosos, com quem cuidava com amor e carinho.
Ela morreu aos 56 anos de idade, depois de receber o santo viático em 19 de junho de 1356 - na festa da Santíssima Trindade.
Em 24 de abril de 1737, o papa Clemente XII aprovou o seu culto.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário