quinta-feira, 27 de junho de 2019

27 de junho - Beato Ioan Suciu


No dia 02 de junho de 2019, em Papa Francisco beatificou na Romênia, sete bispos greco-católicos mártires, entre eles o Bispo Ioan Suciu (1907-1953).

Ioan Suciu foi bispo auxiliar de Oradea Mare e posteriormente Administrador Apostólico da Arquidiocese de Alba Iulia e Fagaras, juntamente com o Bispo Valeriu Traian Frenţiu. Nasceu em 4 de dezembro de 1907 em Blaj, em uma família de antiga tradição greco-católica. Ele recebeu o Batismo e a Confirmação vinte dias após o nascimento.

Frequentou o ensino fundamental e médio em Blaj e em 1925, obteve seu diploma de ensino médio na escola secundária San Basilio Magno na mesma cidade. Nesse instituto, tornou-se amigo de Tit Liviu Chinezu, que o complementava no caráter: se Ioan era impulsivo, o outro era mais calmo e pensativo.
Ambos foram enviados a Roma para estudos teológicos, convidados do Pontifício Colégio Grego de Sant'Atanasio. Em 1927, Ioan obteve um doutorado em Filosofia no Colégio de Propaganda Fide, enquanto em 1932 tornou-se doutor em teologia no Pontifício Instituto Internacional Angelicum.
Foi ordenado sacerdote em Roma em 29 de novembro de 1931 e celebrou a Primeira Missa na capela das Irmãs da Cruz em Monte Mario, em um lugar que, até recentemente, abrigava os cavalos de um rico romano. Para aqueles que lhe perguntaram o motivo dessa escolha, ele respondeu que Jesus também havia começado em um estábulo.
Ele então retornou a Blaj: de 1932 a 1940, ensinou Religião e Língua Italiana na escola comercial masculina. Depois se tornou professor de Teologia Moral e Teologia Pastoral na Academia de Teologia. Em suas palestras, ele tentava incutir entusiasmo nos estudantes, para que eles pudessem se colocar a serviço de Deus com toda a sua força.
Os jovens eram seu maior amor. Ele ia procurá-los, compartilhando seus jogos e suas preocupações nos anos de crescimento. Ele atribuiu-lhes várias obras de catecismo e espiritualidade e fundou a revista "Marianistul", para crianças e jovens.
Em 25 de maio de 1940 foi nomeado bispo auxiliar de Oradea, com o título de Moglena-Slatina na Bulgária, para trabalhar ao lado do bispo titular, monsenhor Valeriu Traian Frenţiu. A ordenação episcopal teve lugar em 22 de julho de 1940. Na homilia da ocasião, declarou que "se comprometia com os interesses eternos de Jesus Cristo, com a sua Igreja, com o seu rebanho e que nunca quis separar-se do amor do Senhor.”

As palavras foram imediatamente seguidas pelos fatos quando, em 30 de agosto de 1940, a Segunda Arbitragem (ou Diktat) de Viena forçou a Romênia a ceder à Hungria a parte norte da Transilvânia, que incluía quase todo o território da diocese de Oradea.
O monsenhor Frenţiu decidiu residir em Beiuș, que ainda estava dentro das fronteiras da Romênia. A eparquia foi confiada ao bispo de Cluj-Gherla, monsenhor Iuliu Hossu, como administrador apostólico. O monsenhor Suciu permaneceu em Oradea como auxiliar: apesar das dificuldades da guerra e dos problemas causados ​​pelos ocupantes húngaros, promoveu e realizou numerosas iniciativas apostólicas.

Os fiéis, no entanto, começaram a sentir a pressão do regime comunista, que visava unificar a Igreja Católica Grega Romena, unida a Roma e à Igreja Ortodoxa. Mons. Suciu respondeu com uma série de palestras nas principais cidades do país, declarando a impossibilidade de um acordo entre o cristianismo e o materialismo ateísta.

Em 3 de setembro de 1948, um decreto do governo o libertou do cargo e ordenou que ele morasse em Blaj. Monsenhor Suciu, por outro lado, continuou suas visitas pastorais e suas intervenções, com um compromisso ainda maior: só a Santa Sé, repetia ele com frequência, tinha autoridade para privá-lo de funções episcopais.
Em setembro, ele foi preso pela primeira vez. Levado a Sibiu, ele ficou dois dias sem comida ou bebida, e depois foi liberado. Ele foi submetido a uma segunda prisão, depois todos os meios de transporte foram retirados dele. Nesse ponto, ele continuou suas visitas a pé, exortando os fiéis a não cederem, assim como todos os outros bispos católicos gregos.
Preso em 28 de outubro de 1948, ele foi levado para Dragoslavele e depois para o Mosteiro de Căldăruşani. Em maio de 1950, foi levado ao Ministério do Interior e, em outubro do mesmo ano, à penitenciária Sighetul Marmaţiei ou Sighet, onde sofria de fome, frio, doenças e numerosas torturas. Ele morreu lá em 27 de junho de 1953, na cela número 44.

São mártires pelo ódio à fé católica e a perseguição que sofreram foi diferente: além do ódio à fé católica, havia mais um elemento: o ódio pela comunhão com a Sé de Pedro.

O contexto histórico que estas perseguições ocorreram foi quando a Romênia estava nas mãos de um governo comunista, "telecomandado" por Moscou, por Stalin, que havia declarado a perseguição, havia declarado guerra aos cristãos e, sobretudo, contra os católicos. Por que especialmente aos católicos? Porque os católicos estavam ligados ao Papa e o Papa era visto como um representante do imperialismo, como uma potência estrangeira que estava se intrometendo nos assuntos da nação. Era importante para eles cortar essa ligação com Roma. Esses bispos não quiseram aceitar tal disposição e permaneceram fidelíssimos a Roma. Diante dessa resistência, o governo suprimiu igrejas, mosteiros ... Foi uma verdadeira perseguição.

O marxismo, o comunismo, respondia ao postulado de Marx, a saber, que a religião é o ópio do povo; a religião impedia o desenvolvimento do homem, da sociedade, impedia a criação do "novo homem", como o chamavam naqueles dias. Assim, se havia um inimigo a ser erradicado, este era precisamente constituído pelos crentes, especialmente católicos, porque antes de tudo eram um número bastante elevado, mas depois, eram unidos e leais à Igreja de Roma, eram fiéis ao Papa. Assim, foram milhões - a Romênia foi o país em que se manifestou uma terrível perseguição e com tantas vítimas - os greco-católicos são os católicos de rito oriental, porém ligados a Roma, em comunhão com Roma.

Quando as perseguições começaram, constatou-se que a morte e o martírio dos cristãos tornava-se fermento, era semente de novas conversões. Além disso, Jesus havia dito: "Se o grão de trigo não morre, não dá fruto". É verdade, porque com a queda do Muro de Berlim, esses países - incluindo a Romênia - conquistaram a liberdade e as igrejas se encheram.

“Eu estive na Romênia - era minha primeira viagem a este país - para a beatificação de uma jovem assassinada, porque era fiel à castidade, à pureza. Eu vi as igrejas cheias; vi um proliferar de igrejas! Seminários cheios! Havia o estudantado internacional dos Franciscanos, cheio de seminaristas... Uma Igreja que parecia destinada à extinção e em vez disso reconquistou sua liberdade, manifestou toda a sua beleza e toda a sua vitalidade.

Assim, também esses nossos bispos que viveram na prisão, tornam-se agora uma ocasião de comemoração e um farol que ilumina com sua luz. Naquela época, pensava-se que tudo havia acabado, ao invés disso, agora eles são propostos como modelo de vida para o mundo inteiro, para toda a Igreja. Estamos sempre lá, na lógica da semente que morre e depois se transforma em vida. É a lógica do mistério pascal: Jesus derrotado, depois ressuscitado, torna-se salvação para toda a humanidade. Assim, estes nossos mártires, esses nossos bispos: pensava-se que, eliminando-os, a Igreja seria suprimida e ao invés disso agora, em uma grande cerimônia presidida pelo Papa Francisco, são propostos à veneração dos fiéis da Romênia e – espera-se - com a canonização - da Igreja universal.”  Cardeal Angelo Becciu - Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário