domingo, 26 de abril de 2020

26 de abril - “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Lc 24,29

“Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo”. Foi este o insistente convite que os dois discípulos, que iam a Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado no caminho. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desconhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam “arder” o seu íntimo, quando Ele lhes falava, explicando as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e abria-lhes os olhos. Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele Viajante era um raio de luz que fazia despertar a esperança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. “Fica conosco” — suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre permaneceria sob o véu do pão partido, à vista do qual se abriram os olhos deles.

O ícone dos discípulos de Emaús presta-se bem para nortear a Igreja particularmente empenhada na vivência do mistério da sagrada Eucaristia. Ao longo do caminho das nossas dúvidas, inquietações e às vezes amargas desilusões, o divino Viajante continua a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com a interpretação das Escrituras, na compreensão dos mistérios de Deus. Quando o encontro se torna pleno, à luz da Palavra segue-se a luz que brota do “Pão da vida”, pelo qual Cristo cumpre de modo supremo a sua promessa de estar conosco todos os dias até ao fim do mundo.

A fração do pão — tal era ao início a designação da Eucaristia — sempre esteve no centro da vida da Igreja. Por ela Cristo torna presente, no curso do tempo, o seu mistério de morte e ressurreição. Nela, Cristo em pessoa é recebido como o pão vivo que desceu do céu e, com ele, é-nos dado o penhor da vida eterna, em virtude do qual se saboreia antecipadamente o banquete eterno da Jerusalém celeste.

Papa São João Paulo II – Mane Nobiscum Domine

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário