sábado, 25 de abril de 2020

25 de abril - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Mc 16,15


O empenho de levar a todos o anúncio do Evangelho com o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora, é o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência. Com efeito, o anúncio incessante do Evangelho vivifica também a Igreja, o seu fervor, o seu espírito apostólico

Este objetivo reaviva-se continuamente através da celebração da liturgia, em especial da Eucaristia, que se conclui sempre evocando o mandato de Jesus ressuscitado aos Apóstolos: “Ide...” A liturgia é sempre um chamado do mundo e um novo início no mundo para testemunhar o que se experimentou: o poder salvífico da Palavra de Deus, o poder salvífico do Mistério pascal de Cristo. Todos aqueles que encontraram o Senhor ressuscitado sentiram a necessidade de O anunciar aos outros, como fizeram os dois discípulos de Emaús. Eles, depois de ter reconhecido o Senhor ao partir o pão, “partiram imediatamente, voltaram para Jerusalém e encontraram reunidos os onze” e contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho.

Todos os povos são destinatários do anúncio do Evangelho. A Igreja por sua natureza é missionária, visto que, segundo o desígnio de Deus Pai, tem a sua origem na missão do Filho e na missão do Espírito Santo. Esta é a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar. Consequentemente, nunca pode fechar-se em si mesma. Enraíza-se em determinados lugares para ir além.
Não podemos permanecer tranquilos com o pensamento de que, depois de dois mil anos, ainda existam povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua Mensagem de salvação.
Papa Bento XVI – 06 de janeiro de 2011

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário