quinta-feira, 26 de abril de 2018

26 de abril - Santo Anacleto - Papa


Santo Anacleto nasceu em Roma no ano 25. Viveu os anos iniciais do cristianismo, marcados por perseguições e descrenças. A Igreja Católica apenas começava a se organizar para propagar os ensinamentos de Jesus Cristo, o qual deixou seu apóstolo Pedro como responsável romano pela palavra.

Foi o terceiro Papa da Igreja, assumindo o papado no ano 76, depois de São Pedro e de São Lino. É referido em diversos escritos como Cleto, Anacleto ou Anencleto, mas sempre se trata da mesma pessoa.

São Pedro o conheceu, batizou e ordenou sacerdote na igreja de Roma. Ele e seu predecessor Lino foram os principais discípulos do primeiro Papa.

Segundo o Liber Pontificalis ou Livro dos Papas, “Cleto” ocupou a cátedra de São Pedro, vivendo entre oscilações de paz e perseguições. Naquele momento, no entanto, as perseguições aos cristãos eram bem mais intensas e cotidianas, especialmente porque Roma ainda era um império pagão, cultuava vários deuses. O Papa Anacleto conviveu com o reinado do imperador Vespasiano e de seus dois filhos, que eram pagãos e perseguiam aquela religião monoteísta paralela que insistia em manter-se viva em seus domínios. Esses cristãos pioneiros ainda viviam sob a expectativa do fim do mundo a qualquer momento, o que incomodava também os interesses de Roma.

Ocupou-se dos necessitados com esmolas e incentivou os primeiros cristãos que eram perseguidos. Sabemos que Anacleto ordenou sacerdotes em Roma, construiu um monumento sobre a sepultura de Pedro e instituiu sua veneração. Anacleto também orientou que os cristãos não aceitassem comida oferecida aos deuses pagãos e condenou o culto de objetos supostamente mágicos e de feitiçaria em geral.

Sob o mandato do imperador Domiciano, foi capturado e martirizado por volta do ano 88. O papa foi sepultado ao lado de Lino na Colina do Vaticano, local de construção da Basílica de São Pedro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário