sexta-feira, 17 de abril de 2020

17 de abril - Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Jo 21,7


Vamos repetir hoje, com o entusiasmo de João: "É o Senhor!" E, assim poderemos ouvir o Senhor que repete: "Lançai a rede!" Com efeito, Jesus vem para nos encorajar a ser testemunhas destemidas Dele. É a confiante adesão à sua palavra torna fecundo os nossos esforços pastorais.

Quando o trabalho na vinha do Senhor parece ser vão, como o cansaço noturno dos Apóstolos, não se pode esquecer que Jesus é capaz de inverter tudo num momento. O texto do Evangelho de hoje nos recorda, por um lado, que temos de nos comprometer nas atividades pastorais como se o resultado dependesse totalmente dos nossos esforços. Por outro, porém, nos faz compreender que o verdadeiro bom êxito da nossa missão é totalmente dom da Graça. Nos misteriosos desígnios da sua sabedoria, Deus sabe quando é o tempo de intervir. E então, como a dócil adesão à palavra do Senhor fez com que se enchesse a rede dos discípulos, assim em todos os tempos, também no nosso, o Espírito do Senhor pode tornar eficaz a missão da Igreja no mundo.

"Lançai a rede... e haveis de encontrar!" O que significa concretamente o convite de Cristo a "lançar a rede"? Significa em primeiro lugar, como para os discípulos, acreditar nele e confiar na sua palavra. Jesus nos pede que O sigamos com fé sincera e sólida. Portanto, vamos nos pôr à escuta da sua palavra e meditá-la todos os dias.

Hoje celebramos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário