sábado, 11 de abril de 2020

Sábado Santo



Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos. Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos.

Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro, Ele que é ao mesmo seu Deus e seu Filho.

Entrou O Salvador onde eles estavam, levando em suas mãos a arma vitoriosa da cruz. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, batendo no peito, cheio de admiração, exclamou para todos os demais: “O meu Senhor esteja com todos!” E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito!” E, tomando-o pela mão, levantou-o dizendo: “Desperta, tu que dormes; levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”.

Adormeci na cruz, e a lança penetrou no meu lado, por ti, que adormeceste no Paraíso e formaste Eva do teu lado. O meu lado curou a dor do teu lado. O meu sono despertou-te do sono da morte. A minha lança susteve a lança que estava dirigida contra ti.

Levanta-te, vamos daqui. O inimigo expulsou-te da terra do Paraíso; Eu, porém, já não te coloco no Paraíso, mas no trono celeste. Foste afastado da arvore, símbolo da vida; mas Eu, que sou a vida, estou agora junto de ti.

Homilia de Sábado Santo - Autor desconhecido – século IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário